14 ANOS DA GUARDA MUNICIPAL DE APIAÍ

No dia 1º de agosto, a Guarda Civil Municipal de Apiaí completou 14 anos de atividades. A data foi comemorada pelo efetivo da corporação, que contou com a presença da Secretária da Pasta, Dra. Letícia Raab.

A GCM iniciou seu trabalho em 2008, na cidade de Apiaí, SP. De lá para cá, muitas pessoas já foram auxiliadas através das ações de policiamento preventivo, ostensivo, trabalhos sociais, palestras, ações de apoio a outros órgãos de segurança e saúde, conselho Tutelar, ministério público, serviço social etc.

Os membros da corporação trabalham em regime de escala, atuando diuturnamente, para garantir o atendimento de ocorrências 24 horas por dia. Ao todo, segundo informações do SIGGMA – Sistema Integrado de Gestão e Controle da Guarda Municipal de Apiaí -, somente em 2022, já foram registradas 326 ocorrências atendidas pela corporação, tais como: Perturbação do Sossego, Acidente de trânsito, Lei Maria da Penha, Lesão Corporal, entre outras.

A GCM realiza, ainda, patrulhamento preventivo e ostensivo a fim de levar segurança para a população nas escolas, comércios, prédios públicos, praças e parques.

O Prefeito de Apiaí, Sérgio Barbosa tem demonstrado grande preocupação quanto a estrutura da GCM, investindo na compra de equipamentos que possam otimizar as ações de segurança pública. Desde que assumiu a prefeitura, já foi realizada a compra de novos coletes à prova de balas, além da aquisição de uma viatura Pick-up 0km para patrulhamento urbano e rural, compra de armas não letais (em processo de aquisição), correção salarial do efetivo e adequação da lei de plano de carreira. O prefeito assinou, ainda, um convênio para receber 10 pistolas .40 que serão doadas pela polícia civil de SP.

“Muitas outras conquistas estão em andamento, como a reestruturação do sistema de Radiocomunicação, sendo que a prefeitura irá realizar a aquisição de Rádios que funcionam através do sistema 3g/4g possibilitando maior efetividade na comunicação, até mesmo em bairros mais distantes” – comentou o comandante Sarti.

A população de Apiaí pode acionar a GCM através dos telefones 153 ou (15) 3552-2725.

#gcm #guardacivilmunicipal #aniversário #apiai #sp #efetivo #corporação #segurança

FONTE: JORNAL APIAÍ TEM