Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

A AVALIAÇÃO SAREM 2023 SERÁ APLICADA PARA OS ALUNOS DOS 4º E 5º ANOS

O SAREM (Sistema de Avaliação da Rede de Ensino Municipal) é a avaliação externa aplicada anualmente pela Secretaria Municipal da Educação desde 2018, objetivando avaliar sistematicamente os alunos pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino de Apiaí. Neste ano letivo de 2023, a avaliação será aplicada também para os alunos dos 4º Anos, e não somente para os alunos dos 5º Anos do Sistema Municipal de Ensino de Apiaí. O objetivo do teste é avaliar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da rede municipal. Na avaliação constam questões de Língua Portuguesa, envolvendo leitura, compreensão de texto e produção escrita, além de situações e problemas na área de matemática.

Todo o processo de planejamento, elaboração, distribuição, aplicação, correção e análise de resultados são coordenados pela Equipe do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação, sob a orientação da Supervisora Maria Goretti Munhão e Assessora Pedagógica do Ensino Fundamental, Juliane de Andrade Fortes, e esse ano foi acrescentada a “Equipe SAREM”, as Coordenadora Pedagógicas e professoras. Da EMEIEF “ALA” a Coordenadora Eliane da Silva Gasparini e as Professoras Fátima Maria Pires e Daniele Tavares do Espírito Santo, da EMEIEF Prof.ª Elisa dos Santos a Coordenadora Tânia Lima e as Professoras Simone Martendal Bezerra e Andressa Juliana Silva Santos e da EMEIEF Prof.ª Honorina Albuquerque a Coordenadora Janaina Rodrigues Aparecida Garcez e as Professoras Camila Diogo de Oliveira Lima e Gisele Rodrigues Martins Borges Barbosa.

A Avaliação SAREM está em sua 4ª edição e será realizada nos dias 16 e 17 de maio de 2023. Nos anos de 2020 e 2021 as avaliações não aconteceram devido a Pandemia e as metas a serem alcançadas foram revisadas e reprogramadas como mostra a tabela abaixo:

A Secretária da Educação, Rosângela Aliaga, ressaltou que é fundamental que o desempenho dos alunos possa ser avaliado através do SAREM, pois os resultados dessas avaliações contribuem com a melhoria do ensino do Sistema Municipal de Ensino.

“Confiamos no compromisso e trabalho dos Docentes, Coordenadores e Diretores, pois sabemos que todos têm se esforçado ao máximo para a melhoria da qualidade do ensino”, diz o Prefeito Municipal Sergio Victor B. Barbosa.

Os resultados serão divulgados, logo após as correções e servirão como diagnóstico, visando acompanhar e auxiliar os professores e gestores a monitorarem os processos de desenvolvimento dos educandos.