Guarda Municipal realiza operação contra taxistas clandestinos em Apiaí

No último dia 13 de fevereiro, a Prefeitura de Apiaí, por meio da Guarda Municipal, realizou uma operação de fiscalização para coibir a atuação de taxistas clandestinos. Durante a ação, foram abordados diversos veículos suspeitos de estarem realizando transporte irregular de passageiros.

De acordo com a Guarda Municipal, a operação foi realizada em conjunto com o Departamento de Fiscalização Municipal e teve como objetivo garantir a segurança dos passageiros e coibir a concorrência desleal com os taxistas regulares.

Os agentes da Guarda Municipal abordaram diversos veículos, verificando as documentações do condutor e do veículo, bem como a autorização para realizar o transporte de passageiros. Foram constatados diversos casos de transporte irregular, com veículos não autorizados e condutores sem a devida habilitação.

Além disso, foram registrados casos de veículos em mau estado de conservação, sem condições de oferecer segurança aos passageiros, como pneus carecas e problemas nos sistemas de freios e iluminação.

A ação da Guarda Municipal foi elogiada pelos taxistas regulares, que vêm sofrendo com a concorrência desleal dos clandestinos, a fiscalização é fundamental para garantir a qualidade do serviço e a segurança dos passageiros.
Segundo a GCM, durante a operação, foram abordados 22 veículos, sendo que 2 deles foram autuados pelo Art. 231, inciso *VII (efetuar o transporte remunerado de pessoas e bens, quando não for licenciado para esse fim). Cabe ressaltar que a multa para quem descumprir a norma é no valor de R$ 293,47 (gravíssima), além de 7 pontos na CNH do condutor.

A Guarda Municipal reforça que a atuação dos taxistas clandestinos é ilegal e coloca em risco a segurança dos passageiros, e que as operações de fiscalização vão continuar acontecendo para coibir essa prática.

Por: Julio Cesar Melo