Petar Nucleo Caboclos

Apiaí abriga 25% do Parque Petar onde temos o Núcleo Caboclos.

Além da beleza vegetal e animal o Petar também abriga grande riqueza em formações espeleológicas , com mais de 300 cavernas cadastradas.

As Cavernas que existem graças as águas pluviais saturadas de ácido carbônico , provenientes dos solos ricos e férteis da mata preservada , que penetram nas fissuras rochosas e desgastam o calcário presente no solo da região , abrindo dutos e galerias , e assim originando as cavidades naturais denominadas de cavernas calcárias.

O Petar está dividido em Núcleos de visitação , pesquisa e Fiscalização Núcleo Bulha dágua , Casa de Pedra , Ouro grosso , Santana e Caboclos.

O núcleo caboclos é o único que está localizado no município de APIAÍ na sp 250 , em meio o Rastro da Serpente , km 264 , Fica a 26 km da sede do Município , mais 17 km de estrada de chão até a base do Núcleo , totalizando 43 km da nossa cidade.

Foi o 1° núcleo de visitação a ser criado e está localizado bem ao centro do PETAR.

Possui relevo mais elevado em relação aos demais núcleos do Petar , chegando a mais de 1000 m de altitude em alguns pontos próximos a sua base.

No núcleo caboclos além de você conhecer as características históricas da região , o visitante pode desfrutar de muita aventura , encontrando as cavernas mais lindas do Petar , como a Caverna Temimina , a mais rústica , a mais exótica e enigmática , considera uma das mais belas do mundo e de todo o Petar.

Algumas cavernas não estão abertas a visitação , apenas a pesquisas

Apiaí oferece ao Turista cachoeiras , trilhas , o Núcleo Caboclos é o único que ainda pode acampar.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp