PREFEITURA ATENDE PEDIDOS DA POPULAÇÃO COM A INSTALAÇÃO DE NOVAS RETRANSMISSORAS DE TV ABERTA EM APIAÍ

Parceria foi possível com recursos recebidos de locação de área do parque Morro do Ouro

Conforme vários pedidos recebidos da população principalmente atendendo a parcela mais vulnerável das pessoas que não tem condições de arcar com pagamento de assinatura para assistir canais de Tv Aberta, que deveria ser oferecido de forma gratuita, a Prefeitura de Apiaí por meio do Departamento de Convênios entrou em contato com os Departamentos de Engenharia das emissoras onde foram protocolados ofícios pedindo a instalação, pois a Prefeitura tem toda estrutura no Morro do Ouro pronta para retransmitir os canais e há Leis municipais autorizando a instalação nas torres da Prefeitura.

Devido o switchoff (desligue do sinal analógico) no Estado de São Paulo ter ocorrido em 28/11/2018 as Prefeituras onde não tem canais outorgados em seu poder devem realizar parcerias com as emissoras para atender a população. Os recursos financeiros para a parceria foram custeados pelo aluguel de Termo de Permissão de Uso cedido pela Prefeitura à Empresa Vivo que utiliza área do Município.

A Prefeitura está realizando as manutenções necessárias nas torres que pertencem ao Município, tais como: limpeza, segurança, manutenção da estrada de acesso, onde há no local comunicação de grande importância como Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Petar, Policia Civil, Guarda Municipal, Telefonia Celular, Telefonia Fixa, Internet e agora recentemente iremos contar com comunicação para Defesa Civil do Estado.

Para sintonizar os novos canais você deve realizar nova busca de canais em sua Tv, para melhor recepção instale uma antena externa, lembre-se de instalar longe da rede elétrica, evite acidentes.
Equipamentos compartilhados

O Governo Federal, através do Consórcio Gired (Grupo Gestor da Digitalização) e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) solicitou aos fabricantes de equipamentos para realizar estudo de viabilidade técnica para elaboração de equipamentos compartilhados, onde em um só rack podem ser instalados até seis ou mais canais, utilizando de uma quantidade menor de antenas nas torres, visando atender municípios pequenos, o Estado de São Paulo está fora do programa Digitaliza Brasil lançado em 2021, mas a Prefeitura adquiriu a infraestrutura deste programa junto aos fabricantes que possibilitou a implantação de mais canais na cidade.

Foram implantados os sinais digitais da Record HD canal 33.1 e o SBT HD canal 35.1, a definição de afiliada e demais documentos de outorga são de responsabilidade das emissoras, ainda outras emissoras poderão entrar com seus próprios equipamentos.

” Nosso compromisso em olhar para toda nossa população em geral, principalmente para os mais necessitados”. enfatiza o Prefeito Ricardo Assis.

Fotos: Arquivos pessoal / José Darci