Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Julho

Prefeitura de Apiaí inicia exibição de filmes gratuitos do Programa Pontos MIS no Centro Cultural em parceria com o Museu de Imagem e Som

pontomis1g

A partir de segunda-feira (23), se inicia e edição de julho do Programa Pontos MIS, um projeto de autoria da Secretaria Estadual da Cultura com o Museu de Imagem e Som. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Apiaí, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente. O programa tem o intuito de criar espaços alternativos de exibição em cidades do estado de São Paulo para promover o acesso ao cinema e a formação de público com uma seleção especial de curtas e longas-metragens.

 

As sessões gratuitas serão realizadas diariamente às 14 horas no Centro Cultural “José Mancebo Hernandez” até domingo (29). O projeto beneficia 36 cidades paulistas. O município de Apiaí foi um dos escolhidos pelo Governo Estadual para receber o projeto, e como contrapartida, disponibilizará o espaço e um servidor que fique encarregado da divulgação e a exibição dos filmes.

 

Para a secretária de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Milena de Alencar Martins, a parceria entre a Prefeitura de Apiaí e o Governo Estadual resulta na difusão do cinema em nosso município. “Esse é o segundo mês do projeto em 2012, e visa estimular o acesso ao cinema pela população dos municípios que não possuem esse tipo de entretenimento. O Projeto Ponto MIS é uma maneira de oferecer exibições de filmes gratuitamente para o desenvolvimento do cinema em Apiaí”, comentou.

 

Segundo o site do Museu de Imagem e do Som, a programação do mês de julho conta com os longas abaixo:

 

Tainá, uma aventura na Amazônia (direção Tânia Lamarca e Sérgio Bloch, 2000, 90 min)
Elenco: Eunice Baía e Caio Romei
Classificação: livre
Sinopse: As incríveis e emocionantes aventuras de uma indiazinha órfã que vive com seu avô, o velho e sábio Tigê, em um belo recanto do Rio Negro, na Amazônia. Com ele, ela aprende as lendas e histórias de seu povo, convivendo intimamente com a floresta e seus animais. Aos poucos, Tainá torna-se uma guardiã da floresta e consegue salvar um pequeno macaquinho de cair nas garras de um traficante. Apelidado de Catú, o novo amiguinho passa a ser seu companheiro inseparável após a morte do avô. Protegida por um amuleto deixado por Tigê, Tainá segue na luta em defesa da selva.
Perseguida pelo traficante, a indiazinha vai parar em uma pequena vila onde mora uma bióloga e seu filho Joninho, que a contragosto está acompanhando a mãe em suas pesquisas científicas. O convívio entre eles se torna difícil e Tainá resolve deixar a vila, mas Joninho, que já planejava uma fuga para pregar uma peça na mãe, a segue e agora terá que aprender com ela a sobreviver na floresta.
Prêmios:
Melhor Filme no Festival do Rio BR 2000
Melhor Filme no Festival Infantil de Chicago 2001

 

Tainá 2, a aventura continua (direção Mauro Lima, 2004, 80 min)
Elenco: Eunice Baía, Vitor Morosini e Arilene Rodrigues
Classificação: livre
Sinopse: A pequena índia Catiti anda pela floresta seguindo e imitando Tainá, hoje uma linda e corajosa adolescente. Elas inutilizam as armadilhas dos traficantes de espécimes raros. Encontram Carlito, garoto da cidade à procura de seu cachorrinho perdido, que Catiti resgata e quer adotar.
Quando uma quadrilha se apodera dos bichinhos de estimação (xerimbabos) da aldeia, todas as crianças devem esquecer as diferenças de cultura e temperamento para socorrer os amigos sob a liderança de Tainá.
Prêmios:
Melhor Filme – Júri Infantil no Festival de Chicago 2004
Melhor Filme – Júri Infantil no Festival do Brooklyn – NY 2004

 

Local: Centro Cultural de Apiaí
Endereço: Rua 21 de Abril, s/nº, Centro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp