Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Prefeitura de Apiaí inicia exibição de filmes gratuitos do Programa Pontos MIS no Centro Cultural em parceria com o Museu de Imagem e Som

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Prefeitura de Apiaí inicia exibição de filmes gratuitos do Programa Pontos MIS no Centro Cultural em parceria com o Museu de Imagem e Som

pontomis1g

A partir de segunda-feira (23), se inicia e edição de julho do Programa Pontos MIS, um projeto de autoria da Secretaria Estadual da Cultura com o Museu de Imagem e Som. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Apiaí, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente. O programa tem o intuito de criar espaços alternativos de exibição em cidades do estado de São Paulo para promover o acesso ao cinema e a formação de público com uma seleção especial de curtas e longas-metragens.

 

As sessões gratuitas serão realizadas diariamente às 14 horas no Centro Cultural “José Mancebo Hernandez” até domingo (29). O projeto beneficia 36 cidades paulistas. O município de Apiaí foi um dos escolhidos pelo Governo Estadual para receber o projeto, e como contrapartida, disponibilizará o espaço e um servidor que fique encarregado da divulgação e a exibição dos filmes.

 

Para a secretária de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Milena de Alencar Martins, a parceria entre a Prefeitura de Apiaí e o Governo Estadual resulta na difusão do cinema em nosso município. “Esse é o segundo mês do projeto em 2012, e visa estimular o acesso ao cinema pela população dos municípios que não possuem esse tipo de entretenimento. O Projeto Ponto MIS é uma maneira de oferecer exibições de filmes gratuitamente para o desenvolvimento do cinema em Apiaí”, comentou.

 

Segundo o site do Museu de Imagem e do Som, a programação do mês de julho conta com os longas abaixo:

 

Tainá, uma aventura na Amazônia (direção Tânia Lamarca e Sérgio Bloch, 2000, 90 min)
Elenco: Eunice Baía e Caio Romei
Classificação: livre
Sinopse: As incríveis e emocionantes aventuras de uma indiazinha órfã que vive com seu avô, o velho e sábio Tigê, em um belo recanto do Rio Negro, na Amazônia. Com ele, ela aprende as lendas e histórias de seu povo, convivendo intimamente com a floresta e seus animais. Aos poucos, Tainá torna-se uma guardiã da floresta e consegue salvar um pequeno macaquinho de cair nas garras de um traficante. Apelidado de Catú, o novo amiguinho passa a ser seu companheiro inseparável após a morte do avô. Protegida por um amuleto deixado por Tigê, Tainá segue na luta em defesa da selva.
Perseguida pelo traficante, a indiazinha vai parar em uma pequena vila onde mora uma bióloga e seu filho Joninho, que a contragosto está acompanhando a mãe em suas pesquisas científicas. O convívio entre eles se torna difícil e Tainá resolve deixar a vila, mas Joninho, que já planejava uma fuga para pregar uma peça na mãe, a segue e agora terá que aprender com ela a sobreviver na floresta.
Prêmios:
Melhor Filme no Festival do Rio BR 2000
Melhor Filme no Festival Infantil de Chicago 2001

 

Tainá 2, a aventura continua (direção Mauro Lima, 2004, 80 min)
Elenco: Eunice Baía, Vitor Morosini e Arilene Rodrigues
Classificação: livre
Sinopse: A pequena índia Catiti anda pela floresta seguindo e imitando Tainá, hoje uma linda e corajosa adolescente. Elas inutilizam as armadilhas dos traficantes de espécimes raros. Encontram Carlito, garoto da cidade à procura de seu cachorrinho perdido, que Catiti resgata e quer adotar.
Quando uma quadrilha se apodera dos bichinhos de estimação (xerimbabos) da aldeia, todas as crianças devem esquecer as diferenças de cultura e temperamento para socorrer os amigos sob a liderança de Tainá.
Prêmios:
Melhor Filme – Júri Infantil no Festival de Chicago 2004
Melhor Filme – Júri Infantil no Festival do Brooklyn – NY 2004

 

Local: Centro Cultural de Apiaí
Endereço: Rua 21 de Abril, s/nº, Centro