Prefeitura de Apiaí participa de evento referente a Oficina do Programa São Paulo Solidário

oficina1g

A Prefeitura de Apiaí, juntamente com os municípios circunvizinhos participaram da oficina de capacitação sobre a “Agenda da Família Paulista”, que faz parte do “Programa São Paulo Solidário”, antigo “Projeto Bandeirantes”, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e outras pastas. Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, assim como de Itaóca, Barra do Chapéu e Iporanga. O evento ocorreu no dia 3 de julho, no prédio do Sistema Integrado de Graduação do Município de Apiaí (SIGMA).

Participaram da referida capacitação, o secretário municipal de Promoção e Assistência Social Cleiton Constantino, a assistente social Giani Martins, a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Fabiana Sarti, a auxiliar administrativo do CRAS Cristiane Pedroso, Coordenadora dos programas Renda Cidadã e Ação Jovem Rizolete Mottin, bem como gestores e técnicos de assistência social dos outros municípios.

De acordo com o secretário Cleiton Constantino, o objetivo foi debater as fases anteriores de busca ativa e retrato social, para então capacitar as equipes na construção das agendas de compromissos e pactuação com as famílias em situação de extrema pobreza, uma das prioridades do programa de combate a miséria.
Esta é uma ação pioneira do Estado de São Paulo. A expectativa é que, com o comprometimento das famílias para superação de suas próprias privações, haverá a verdadeira mobilidade social. As metas da agenda são definidas pelo próprio beneficiário e inscritas no termo de compromisso assinado por ele. A metodologia que deverá ser adotada é o objetivo da oficina”, disse.

O “Programa São Paulo Solidário” tem como objetivo a luta pela superação de extrema pobreza, que visa garantir a mobilidade social a todos os paulistas que se encontra em situação de miséria
e elevado grau de vulnerabilidade social, cujos rendimentos sejam inferiores a R$ 70 por pessoa. O pacto pelo fim da miséria na região sudeste do Brasil e o termo de cooperação do cartão único foi assinado no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Geraldo Alckmin no dia 18 de agosto de 2011, proporcionando  os benefícios dos programas de transferência de renda “Renda Cidadã” e “Bolsa Família”, .

Orientados pela equipe do “Programa São Paulo Solidário” e da “Diretoria Regional de Desenvolvimento Social de Itapeva” (DRADS), o grupo trocou experiências sobre a busca ativa e o retrato social. Nessa etapa, os municípios realizaram a localização das famílias com renda inferior a R$ 70 e identificaram suas principais privações, resultando no esboço do retrato social. Os participantes apresentaram pontos positivos e oportunidade de melhorias no processo de pesquisa, colaborando com o fortalecimento da iniciativa que é inédita no país.

A Prefeitura de Apiaí, através da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social já cumpriu a primeira e segunda etapa, que resultou na busca ativa visitando cerca de três mil famílias em situação de extrema pobreza, identificadas no Censo 2012. E também já recebeu o Retrato Social com as principais privações sociais dessas famílias.

“Está previsto para a segunda quinzena do mês de agosto, o inicio da terceira fase do programa, que consiste nas visitas domiciliares para as famílias selecionadas para assinar a “Agenda da Família Paulista”, firmando compromisso juntamente com a Prefeitura de Apiaí na busca de superar suas mais graves privações sociais”, comentou o secretário Cleiton Constantino sobre as próximas atividades do projeto.