Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Prefeitura de Apiaí realizou o 2º mutirão de castração animal, nos dois dias foram 130 castrações.

No último sábado (28) e domingo (29), a Prefeitura de Apiaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o departamento de Zoonoses realizou o segundo mutirão de castração animal de Apiaí.
A ação foi realizada ao lado quadra coberta no POLO SIGMA localizado na avenida Leony Silva.

O segundo mutirão de castração gratuita dessa gestão só foi possível graças a contratação nove profissionais da área pet, veterinários (as) e auxiliares, Alexandra Delfino, Ricardo Camargo, Giovane Camargo, Larissa de Lima, Gabriela Rodrigues, Jhenifer Carolina, Marcela Moraes, Sabrina Assis e Tassia Coscia.

O primeiro mutirão ocorreu no dia 17 e 18 de dezembro de 2022, onde também foram realizadas mais 130 castrações.

O procedimento de castração é realizado exclusivamente por meio de agendamento prévio através de um formulário on line no site Prefeitura de Apiaí. ( http://apiai.sp.gov.br/portal/cadastro-para-castracoes-de-caes-e-gatos-do-municipio-de-apiai/ ).

Balanço –
O Castramóvel funciona diariamente de segunda a sexta-feira, ao lado do Salão Agroindústria no Bairro Pinheiros.

Em média, por dia são castrados cerca de 04 animais. De novembro de 2022 até o momento, foram castrados mais de 89 cães e gatos no Castramóvel, somando ao mutirão chegou ao numero total de 349 castrações.

“ Sempre que tiver um mutirão de castração, é a saúde que entra nas casas pra prevenção.
A castração de cães e gatos é muito importante para saúde deles e para a saúde pública, pois quanto mais animais na rua, mais suscetíveis a doenças eles estão, e mais, doentes podem deixar a população” disse a Coordenadora e Veterinária Sabrina Assis.

“A castração é um procedimento benéfico para a saúde dos cães e gatos, que impede a sua reprodução descontrolada e é a prática recomendada para o controle populacional. Além disso, castrar possui uma série de benefícios para a saúde dos cães, como a redução de problemas de agressividade e, inclusive, problemas de saúde pública como a Esporotricose e a Raiva”, ressaltou o prefeito Sergio Victor Borges Barbosa

Por: Julio Cesar Melo