Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Projeto Memória Local

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Projeto Memória Local

Na última semana de outubro e primeira semana de novembro, ocorreu nas dependências das escolas: EMEIEF ALA, EMEIEF Prof.ª Elisa dos Santos, EMEIEF Prof.ª Honorina Albuquerque e CEMAE, as entrevistas do Projeto Memória Local na Escola, que é desenvolvido há mais de 10 anos pelas escolas municipais de Apiaí, preserva a memória de nossa comunidade, envolvendo alunos e professores do Ensino Fundamental I no registro das histórias de vida de moradores locais.

São desenvolvidas diferentes atividades ao longo do ano, inclusive são realizadas as entrevistas com pessoas comuns de nossa comunidade que são escolhidas pelas próprias crianças. Os escolhidos deste ano, que não poderia deixar de ser, foram os profissionais da saúde, que diante de tudo que vivemos e ainda estamos vivendo, evidenciou ainda mais a importância de tais profissionais. Os entrevistados da escola ALA foram: dra. Mavilda Climeck, a fonoaudióloga Tânia Ribas e a técnica em enfermagem Simone Casagrande; do CEMAE a enfermeira Francisca Nunes, das escolas Elisa dos Santos e Helena Klinguelfuss (Caximba) foram as enfermeiras Janaína Godinho, Bárbara Cioffi e Silmeria Batista.  Da escola Honorina Albuquerque, a agente de saúde Fátima Kit.

Por meio da formação continuada de professores e alunos, o projeto promove a valorização da memória oral no cotidiano escolar, de forma a incentivar o contato com as histórias de vida coletadas pelos alunos nas suas famílias, na comunidade e no entorno dela, beneficiando assim o estreitamento das relações humanas e o desenvolvimento do comportamento leitor e escritor em nossos educandos. Ao final, é reservado um dia para prestar homenagens aos depoentes.