Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Promoção da Igualdade étnico racial: Palestra com professor e pesquisador Natanael Santos, promovida pela UNDIME e Griô Educacional.

A Secretaria Municipal de Educação de Apiaí, representada pela Supervisora do Ensino Fundamental Goretti de A. Munhão e pela Assessora Pedagógica Juliane de Andrade Fortes, no dia 22/03/23, em Nova Campina, cidade integrante do Polo 6  da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) , participaram da Palestra com o tema “Trajetórias do Africano em Território Brasileiro” que trouxe conhecimentos sobre a história e a cultura negra, de forma interativa e em tom de conversa descontraída com os participantes.

A explanação foi conduzida pelo professor e pesquisador Natanael Santos, ganhador do prêmio “Leão de Ouro” (Cannes – 2019), e reuniu educadores e profissionais ligados à cultura e ao desenvolvimento social de diversos municípios.

A palestra apresentou diversos aspectos da história dos africanos e suas importantes contribuições para o desenvolvimento econômico, social e cultural do mundo. Com apresentações do “Quinteto Liberdade, Liberdade” que através de muita musicalidade apresentou curiosidade sobre os instrumentos musicais, ritmos e vestimentas típicas. E com muitas informações importantes, foram destacadas curiosidades e desmistificados conceitos e elementos africanos vistos habitualmente de forma preconceituosa pela sociedade. Toda palestra foi permeada por apresentações de grupos de alunos com capoeira, teatro e danças.

A Secretária de Educação, Rosângela  Aliga salienta que a palestra formativa é de suma importância para desmistificar certos preconceitos que ainda existem na nossa sociedade, e através dessa formação as profissionais da Secretaria da Educação receberam diversas informações sobre formas atrativas de abordagem deste tema com os alunos, desmitificando uma visão estereotipada e preconceituosa.

Nas palavras do Professor Natanael Santos “Quando você não tem história você vive a história do outro” mostrando a importância de ressignificar o passado para construir um futuro melhor.  E que através do ensino das Relações Étnico Raciais nas escolas é possível acabar com o preconceito, pois o preconceito existe também, pela falta de informação.

O prefeito Sérgio Vitor Borges Barbosa coloca que é de grande importância capacitar de forma constante os profissionais trazendo um tema tão importante como esse, é preciso valorizar e dar protagonismo ao negro e destacar suas contribuições para a formação da sociedade brasileira, isso traz a oportunidade, através da educação, de construir novos pensares, quebrando paradigmas e promovendo a real valorização do negro e a igualdade racial

Que a nossa diferença, não faça a menor diferença!