SIMA, ABGD E HUAWEI OFERECEM CURSO GRATUITO SOBRE ENERGIA RENOVÁVEL EM APIAÍ

Ação visa qualificar profissionais para atuarem no segmento de energias renováveis e promover o empreendedorismo

Moradores de 13 municípios da região do Vale do Ribeira são beneficiados pelo projeto Road Show Huawei Solar, que prevê qualificar 260 profissionais interessados em trabalhar com a instalação de placas de energia solar em residências e comércios. A ação é promovida pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e integra o programa Vale do Futuro, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional (SDR).

O curso introdutório de instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica terá duração de 8 horas, com certificação de participação. Ele será realizado em uma sala de aula adaptada, construída dentro de uma unidade móvel de treinamento, que fará o trajeto entre as cidades. A unidade itinerante realizará os treinamentos em Apiaí em 21 e 22 de maio (sexta-feira e sábado). Os alunos terão acesso a uma sala de aula, laboratório e espaço com instalação didática, que simula uma residência alimentada com energia fotovoltaica. As aulas seguirão todos os protocolos estabelecidos para enfrentamento da pandemia da Covid-19.

A expectativa é qualificar cerca de 20 profissionais por município. O conteúdo engloba o funcionamento de sistemas de microgeração e minigeração de energia solar, regras de segurança, processo de conexão à rede e também atividades que incluem manuseio de equipamentos. Os alunos que tiverem interesse em obter a certificação de instaladores serão encaminhados para a capacitação integral, oferecida pelo SENAI e por outras instituições de ensino.

As inscrições devem ser feitas por meio do site www.roadshowhuaweisolar.com.br. Para a inscrição, é necessário que os interessados façam a doação de 1kg de alimento não-perecível no primeiro dia de aula. Os alimentos serão doados para uma instituição de caridade local.

O projeto conta com o apoio das prefeituras da região, que vão disponibilizar espaço para o estacionamento da unidade móvel de treinamento. Além do Vale, o veículo passará pelo litoral paulista e por outras regiões do interior do Estado, depois seguirá seu curso pelo Brasil. O projeto é patrocinado pela empresa de tecnologia Huawei, além da Charles Stewart Mott Foundation, Risen Solar Technology e Solfácil.

VALE DO FUTURO

Os 22 municípios da região mais vulnerável do Estado vão se tornar um novo polo de desenvolvimento econômico e social. Um programa completo e de governança integrada. Acesse o site oficial do programa: https://www.valedofuturo.sp.gov.br/

SERVIÇO

Projeto Road Show Huawei Solar – curso gratuito de introdução à instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica

Datas: 21 e 22 de maio de 2021, sexta e sábado

Local: Rua Camilo Lopes de Matos, 60, Centro de Apiaí

Horário: das 8h30 às 18h30 (com intervalos)

Consulte o roteiro das demais cidades do Vale do Ribeira: www.roadshowhuaweisolar.com.br/roteiro

Crédito/imagem: Divulgação SIMA/Governo de SP.