Administração

A Secretaria Municipal da Administração (SMA) é o órgão central dos sistemas de pessoal e desenvolvimento de recursos humanos, documentação, e modernização administrativa do município. Cabe à SMA a criação de departamentos com suas respectivas estruturas organizacionais e racionalização dos processos de trabalho.

Entre as suas responsabilidades estão a elaboração de Legislação e regulamentação de todo o sistema de pessoal.

Além de realizar a capacitação e promover o aprimoramento funcional dos servidores, compete-lhe o desenvolvimento de pesquisas com vistas à fixação da política salarial, a realização de concursos públicos, o ingresso e posse de servidores.

A SMA orienta, coordena e controla as atividades relativas à despesa de pessoal, ao processamento do pagamento dos servidores, à elaboração de atos administrativos, ao lançamento de registros funcionais, ao controle de gratificações, aos benefícios e às aplicações da Legislação no âmbito da administração centralizada.

A SMA também administra a documentação oficial do município, conservada no Arquivo Municipal, devidamente controlada e numerada pelo Protocolo Central, e realiza a digitalização dos papéis oficiais. Compete-lhe, ainda, estudar, elaborar, organizar, coordenar e acompanhar as atividades relativas à organização, à racionalização e à modernização administrativa, bem como às políticas de recursos humanos, de qualificação e de desenvolvimento funcional no âmbito municipal.

 Missão

“Implementar e modernizar políticas de administração e de recursos humanos em consonância com o desenvolvimento do município”

 Visão

“Ser referência no desenvolvimento de recursos humanos de forma integradora, facilitando os procedimentos administrativos”.

 Valores
– Ética nas relações de trabalho;
– Transparência das ações;
– Responsabilidade solidária;
– Respeito nas relações interpessoais;
– Reconhecimento de méritos;

Organização Administrativa da Prefeitura

LEI N°40 DE 12 DE NOVEMBRO DE 2.001.

Dispõe sobre a organização Administrativa da Prefeitura Municipal e dá outras providências.

EMILSON COURAS DA SILVA, Prefeito Municipal de Apiaí,Estado de São Paulo,

usando de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele

sanciona e promulga a presente lei:

Seção IV

Da Secretaria Municipal de Administração

Art. 14 – À Secretaria Municipal de Administração compete:

I – assistir e assessorar o Prefeito na estipulação de políticas, programas, planos, projetos, diretrizes e metas quanto aos aspectos administrativo-financeiros do município;

II – supervisionar, coordenar e controlar os órgãos que lhe são subordinados;

III – promover a administração de pessoal, definindo perfil e critérios de recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e programa de capacitação de servidores;

IV- promover a administração de material e patrimônio, expediente, protocolo, arquivo, portaria, zeladoria, copa, comunicações, telefonia, manutenção do Paço Municipal e de apoio administrativo;

Art. 15 -A Secretaria Municipal de Administração é composta das seguintes unidades administrativas:

I – Departamento de Recursos Humanos;

II – Departamento de Compras, Material e Patrimônio.

organograma