Apiaí cada vez mais digital

Publicado em 14 de maio de 2019

A população Apiaiense conquistou um importante avanço tecnológico. A Prefeitura do Município, através do programa de investimento e melhorias em infraestrutura, instalou no final do mês passado equipamentos que capacitam o sinal das torres de transmissão e ampliam a diversidade da rede de canais.

Além das emissoras disponíveis, TV Tribuna e Rede Vida, três novos canais estão no ar, TV Cultura, TV Univesp e TV Multicultura. Em breve mais opções deverão ser liberadas oferecendo ainda mais entretenimento e informação. Para ter acesso às novidades, o telespectador deverá realizar a busca automática em seu conversor ou smart TV.

Os esforços da atual administração em melhorar a comunicação digital também envolve o aprimoramento da qualidade da conexão de internet. A prefeitura tem prospectado novas parcerias com o objetivo de trazer empresas para Apiaí que operam por meio de fibra ótica. Essa tecnologia de alta performance em conexão oferece o que há de mais avançado em conectividade e transmissão de dados via web.

Esse avanço está incluso no projeto “Cidades Digitais” que atualmente interliga a Prefeitura Municipal com outros trinta e cinco pontos. Entre os locais contemplados estão a Escola Ala, Guarda Municipal, Secretaria de Educação, Hospital de Apiaí, Câmara Municipal, entre outros. “O objetivo do programa é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia.”, comentou o Gestor Municipal da Cidade Digital, Felipe Perri Santos.

Iniciado em 2012, a Cidade Digital faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, que selecionou 262 municípios com população de até 50 mil habitantes. Atualmente, além de promover a inclusão digital, estimula a captação de incentivos fiscais e financeiros, diminuindo gastos com serviços terceirizados.