Atendimentos realizados na Campanha Novembro Azul

Publicado em 4 de dezembro de 2017

A Secretaria Municipal de Saúde através do Laboratório Regional de Apiaí realizou a campanha Novembro Azul entre os dias 06 a 30 de novembro, com objetivo da realização do exame de Antígeno Prostático Específico-PSA em pacientes com idade acima dos 40 anos. Este tipo de câncer é mais comum a partir dos 65 anos de idade e é diagnosticado através de exames específicos como toque retal, exame de sangue PSA. Além disso, para detectar precocemente a doença é indicado que todos os homens com mais de 50 anos de idade façam pelo menos 1 (uma) vez ao ano o exame de toque retal e o exame de sangue de PSA, pois quanto antes o câncer de próstata for diagnosticado, maiores são as suas possibilidades de cura.

A princípio a campanha contaria com a participação de médicos e enfermeiros das unidades básicas, mas devido o momento de paralização deflagrada pela greve e para não termos prejudicada uma campanha de relevância, a Coordenadora do Laboratório contou com o auxílio importante do Dr. Eitte Nakao que colocou- se a disposição naquele momento,  na busca de pacientes em idade para realização de exame do PSA, não medindo esforços para trazer os pacientes para a coleta de sangue, de todos os bairros da cidade.

Foram realizados mais de 100 (cem) exames de triagem do PSA e os pacientes que apresentaram resultados com valores acima do desejado foram solicitados exames específicos e acompanhando clínico especializado encaminhado através do Dr. Nakao.

As unidades Caximba, Lageado de Araçaiba e Palmitalzinho também tiveram participação na campanha, as que não puderam devido a paralização informamos que estaremos estendendo até dezembro.

FONTE: Secretaria de Saúde