Campanha Nacional de vacinação contra Influenza inicia no dia 17 de abril

Publicado em 17 de abril de 2017

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inicia na segunda-feira (17 de abril), a vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe, para idosos a partir dos 60 anos e trabalhadores dos serviços públicos e privados de saúde de todo o estado. Conforme diretriz do Ministério da Saúde, responsável por encaminhar as doses da vacina para todo o país, a campanha de vacinação contra gripe em 2017 ocorrerá por etapas para o público-alvo, já que as vacinas estão sendo entregues gradativamente para os estados.

A Prefeitura de Apiaí, através da Secretaria de Saúde, informa que além do início da imunização no dia 17 para idosos e profissionais de saúde, a próxima etapa ocorre a partir do dia 24 de abril para crianças a partir dos seis meses e menores de cinco anos, gestantes e puérperas e população indígena.

No dia 2 de maio a vacinação se estende para pacientes com morbidades e doenças crônicas, e a partir do dia 8 de maio para professores da rede pública e privada de ensino. Segundo o governo do estado, a meta é imunizar cerca de 10 milhões de paulistas, o que corresponde a 80% das 12,6 milhões de pessoas que formam o público-alvo da campanha.

O “Dia D” da campanha de vacinação contra a gripe está marcado para o dia 13 maio e a campanha ocorre até o dia 26, para todo o público-alvo em todo o Estado. Para vacinar, bata comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Apiaí, das 8:00 às 17 horas, portando carteira de vacinação.

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses irão proteger a população contra os vírus do inverno de 2017, A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane. Conforme o Ministério da Saúde, somente casos de gripe grave, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), independentemente do tipo, são de notificação obrigatória no Brasil.