Equipe de Saúde promove roda de conversa com adolescentes para discutir sobre doenças sexualmente transmissíveis

Publicado em 6 de setembro de 2019

A equipe da Unidade Básica de Saúde do Centro, reuniu na última quinta-feira (05), os alunos da escola estadual Prof.ª Antônia Baptista Calazans Luz, para participar de uma roda de conversa sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Essa é uma iniciativa da Secretaria de Saúde, em parceria com o projeto socioambiental da Mestre em Ciências Ambientais, Marcela Parini.

Com o tema direcionado ao corpo humano, os alunos debateram assuntos como gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis e métodos anticoncepcionais.        O objetivo dessa roda, segundo o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP), André Enok Sawazaki, é intensificar as ações direcionadas aos jovens, de modo que possa prevenir danos em etapas posteriores da vida. “Poucos são aqueles que procuram os serviços de saúde espontaneamente para realizar as ações de autocuidados e quando se apresentam é porque estão gravemente enfermos. Queremos mudar essa cultura e por isso estamos iniciando o projeto de rodas de conversa com adolescentes nas escolas”, informa o coordenador.

A roda foi ministrada pelo coordenador André Enok Sawazaki, enfermeira Barbara Cioffi e a equipe de agentes comunitários de saúde da unidade do centro. A expectativa é que ações como essa sejam realizadas com frequência e em outras escolas estaduais do município, visando o acolhimento do jovem no serviço de saúde municipal.