Equipe de Zoonoses participa de treinamento para controle de raiva

Publicado em 8 de novembro de 2019
CompartilheShare on FacebookTweet about this on Twitter

Monitoramento, diagnóstico, transmissão da raiva para animais domésticos e raiva humana foram alguns dos temas abordados no 12º Seminário de Vigilância e Controle da Raiva, que aconteceu no Centro de Convenções Majestic, em Águas de Lindóia. O evento começou na última terça-feira (05) e encerrou na manhã desta quinta-feira (07), com o objetivo de fortalecer as ações entre as equipes de zoonoses no Estado de São Paulo.

Para isso, estiveram presentes o diretor do Departamento de Controle de Zoonoses, Luiz Aparício e o médico veterinário e responsável técnico, Patrick Batista que ao longo do evento se instruíram nas novas pesquisas e trabalhos sobre a raiva.

Em julho deste ano, o Ministério da Saúde, divulgou a falta de distribuição da vacina antirrábica para cães e gatos no país. Uma nota enviada para os municípios do Estado informava que o quantitativo de vacina existente no Centro de Distribuição e Logística do Estado de São Paulo era insuficiente para atender as demandas dos municípios. Apenas algumas cidades que fazem fronteira com a Bolívia e outras da região do nordeste receberam o insumo de raiva.

Assim, o treinamento abordou essa decisão do Ministério da Saúde e informou sobre a possibilidade de o insumo ser distribuído no ano que vem. A Secretária de Saúde está em contato constante com os meios responsáveis pela distribuição e estuda a viabilidade de realizar a campanha antirrábica assim que possível.

Malu Martins – Assessoria de Imprensa