Equipe do Laboratório Regional de Apiaí recebe nota máxima no Programa Nacional de Controle de Qualidade

Publicado em 12 de agosto de 2019

A equipe do Laboratório Regional de Apiaí recebeu nota máxima no Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) no mês de julho. Esse programa tem como objetivo avaliar mensalmente o trabalho realizado nos laboratórios. Para isso, é enviado um material para o laboratório participante, o qual analisa e envia os resultados, no final o programa divulga uma nota que revela se o serviço prestado é de qualidade.

O teste realizado no mês passado alcançou a nota 100%, a máxima do programa. De acordo com a coordenadora do Laboratório Regional e farmacêutica, Stella Dorini, essa avaliação é importante porque mostra que o trabalho realizado é de qualidade. “Esse resultado é significativo porque não deixa dúvidas que o serviço de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) é de qualidade, que são serviços bem executados e de segurança para toda população”, afirma.

As especialidades avaliadas foram: bioquímica básica, parasitologia urinálise, hematologia básica, reticulócitos virtual, imunologia básica – sífilis, HIV, B-HCG, Sífilis VDRL, urinálise virtual e imunologia básica – ASO.

Em abril deste ano, o laboratório recebeu um certificado de Menção Honrosa no 33º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. O projeto apresentado recebeu o prêmio de “Melhoria e Inovação na Qualidade das Análises Clínicas”. A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, vem promovendo iniciativas e desenvolvendo trabalhos para que o atendimento prestado aos moradores do município seja de qualidade e referência em toda a região.