“Não existe barreiras”, diz homem de 68 anos que participou dos Jogos Regionais do Idoso

Publicado em 13 de maio de 2019

Natural de Bocaiúva do Sul – PR e Apiaiense de coração, Gabriel Lazzarotto de Souza de 68 anos garantiu uma medalha para o município de Apiaí ao participar dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) que aconteceu em Sorocaba na última semana. O evento começou na penúltima quarta-feira (01), se estendeu até domingo (05), e contou com a participação de aproximadamente dois mil atletas de mais de cinquenta cidades da região.

Essa foi a primeira vez que o Gabriel Lazzarotto participou dos jogos, a categoria corrida aconteceu na sexta-feira (03), e a emoção foi muito grande ao ficar na segunda colocação, com a diferença de 1 minuto e 6 segundos para o vencedor. Essa também foi a primeira participação do município de Apiaí nos Jogos Regionais do Idoso. Isso aconteceu, segundo Gabriel, graças ao incentivo da professora Lia Oliveira que por mais de um ano vem treinando crianças, jovens, adultos e idosos, por meio da Secretaria de Educação e do Departamento Municipal de Esportes.

Hoje, cerca de setenta atletas entre 5 e 68 anos participam do projeto e viajam para diversas cidades da região para competir e levar o nome do município. Com o Gabriel Lazzarotto não foi diferente, a participação no projeto começou no início desse ano e já resultou em medalha. No entanto, esse não é o único benefício do projeto, Gabriel conta que os exercícios começaram devido a preocupação com a saúde. “Antes de começar a me exercitar eu tinha uma pressão de 14 por 10, 15 por 09, considerada alta. Tinha uma glicose de quase 120 e hoje não, hoje depois que eu comecei a praticar os exercícios minha saúde virou outra, eu durmo melhor, me alimento melhor, tenho outra disposição e minha pressão hoje é 11 por 07, minha glicose é 74, quer dizer tudo melhorou”, comenta.

A professora Lia, responsável pelo projeto e treinadora do Gabriel, comenta a emoção ao vê-lo participar da corrida dos Jogos Regionais. “Agora ele se tornou um atleta e pra mim foi uma experiencia maravilhosa emocionante, magnífico. Você vê a superação de todo mundo, não tem como descrever”, diz a professora.

Para o Gabriel a emoção também foi muito grande e o planejamento para o ano que vem já saiu do papel.  “Não existe barreiras. Eu pretendo trazer uma medalha de ouro para o nosso município, vou treinar a partir de hoje para que daqui um ano eu tenha condições de realizar esse sonho”, afirma Sr. Gabriel Lazzarotto.

O projeto de atletismo da professora Lia acontece durante a semana no Estádio Municipal Janguitão. Para participar é necessário se dirigir até o Departamento Municipal de Esportes e procurar a professora.