Prefeito Luciano Polaczek presente em Assembleia do Codivar

Publicado em 12 de abril de 2017

Importantes convênios nas áreas de Turismo e Educação foram assinados durante a Assembleia Geral do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar), que aconteceu no dia 31 de março, na sede do Instituto Federal – Campus Registro. O prefeito Luciano Polaczek esteve presente a reunião, que contou com a presença de prefeitos e vice-prefeitos de 19 municípios associados ao consórcio.

Na área de turismo, o prefeito de Itanhaém e presidente do Codivar, Marco Aurélio, assinou com o Instituto Federal – Campus Registro, Termo de Cooperação visando à realização de estudos sobre as condições e requisitos para classificação de Estâncias e Municípios de Interesse Turístico. O diretor geral da unidade, Walter Varella, representou a instituição no ato de assinatura.

“Uma das nossas prioridades neste setor é o acompanhamento e orientação junto aos municípios que não são estâncias a pleitearem o título de Município de Interesse Turístico (MIT), favorecendo o incremento no orçamento municipal, novos investimentos em infraestrutura, além de incentivar o empreendedorismo”, destacou Marco Aurélio.

Para a educação, foi aprovada a manutenção de parceria com a Oficina Municipal, que desenvolve junto com a Fundação Itaú Social o programa ‘Melhorias da Educação no Munícipio’, que conta com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e da fundação alemã Konrad Adenauer.

O presidente da Oficina Municipal, José Mário Brasiliense, esteve presente no ato de assinatura. Entre os objetivos do trabalho, está a implementação de um programa regional de formação continuada e fortalecimento das câmaras temáticas para apoiar os municípios, além da rede de câmaras técnicas da Educação.

Durante a reunião, os prefeitos aprovaram também as contas do exercício de 2016 e a alteração do artigo 1º do estatuto que mantém o Codivar na condição de consórcio administrativo, e não público.

Estiveram presentes os prefeitos Janete Sarti (Barra do Chapéu), Frederico Dias Batista (Itaóca), João Batista (Itapirapuã Paulista), Jefferson Martins (Barra do Turvo), Lucival Cordeiro (Cajati), Gabriel dos Santos (Cananéia), Wilson Almeida (Iguape), Geraldino Júnior (Ilha Comprida), Dinamérico Peroni (Itariri), Renato Soares (Juquiá), Ezigomar Pessoa (Miracatu), Eleazar Muniz (Pedro de Toledo), Luiz Maurício (Peruíbe) e Alvino Marzeuski (Tapiraí).

Fonte: O Vale do Ribeira