Prefeito Luciano Polaczek se reúne com o ministro da Saúde para melhorias no setor

Publicado em 21 de julho de 2017

O prefeito Luciano Polaczek Neto esteve em Brasília na última semana em busca de recursos destinados para Apiaí. O chefe do poder executivo municipal esteve reunido com o ministro da Saúde, Ricardo Barros para solicitação de algumas demandas para o desenvolvimento do setor. O secretário municipal de Saúde, Ricardo Leão Silva e o vereador Everson Leonardi estiveram acompanhando o encontro na capital federal, que ocorreu na quarta-feira (12). A reunião foi organizada através da atuação do deputado federal Guilherme Mussi.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Ricardo Leão Silva, durante a reunião com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, foram entregues demandas do município, como a renovação da frota das viaturas do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a recomposição dos médicos cubanos do Programa Mais Médicos para as Unidades de Saúde – ESF Palmitalzinho e ESF de Encapoeirado, assim como um possível substituto da médica cubana do ESF Araçaíba, que se encontra em tratamento de saúde em Cuba até que a mesma retorne para Apiaí.

Outros temas abordados foram a liberação dos recursos das emendas parlamentares federais, pois as propostas já estavam cadastradas no sistema do Ministério da Saúde que irá atender com um novo veículo de cinco lugares, uma nova van de 14 lugares e a aquisição de duas novas ambulâncias.

Outra questão em pauta foi a liberação dos projetos cadastrados pela Secretaria da Saúde para aquisição de um novo analisador bioquímico para o Laboratório Regional, localizado no Centro de Saúde I e também um aparelho de oftalmologia para realização de exames oftalmológicos dos pacientes de Apiaí e a solicitação de equipamentos odontológicos que a Secretaria de Saúde cadastrou o projeto junto ao Ministério.

De acordo com o secretário, as solicitações irão promover melhores condições de trabalhos aos funcionários dos serviços da ESF (Estratégia de Saúde da Família), SAMU, Laboratório Regional, Transporte Sanitário, Saúde Bucal, com objetivo de promover melhor atendimento a população, que terá acesso aos médicos na zona rural através do Programa Mais Médicos.

O apoio do governo federal também beneficiará as viaturas do SAMU em caso de necessidade de urgência e emergência, na qualidade nos exames de análises clínicas com o analisador bioquímico, assim como atendimento oftalmológico no município através da cadeira, podendo ser atendido em Apiaí, sem a necessidade de se deslocar para Itapeva ou Sorocaba. Os novos veículos para o transporte sanitário serão essenciais, pois a frota atual apresenta um quantitativo insuficiente. Aquisição de novas cadeiras odontológicas de serviço a ser implantando em Araçaíba e troca das cadeiras em manutenção, que geram gastos ao município.

“A gestão da Secretaria Municipal de Apiaí está priorizando a eficiência dos recursos públicos, sejam eles através do seu custeio como também nos investimentos que as solicitações foram realizadas na constante busca de qualidade de serviços prestados aos munícipes, uma das prioridades da atual administração do prefeito Luciano Polaczek Neto”, comentou o secretário municipal de Saúde, Ricardo Leão Silva.

Educação

Durante a estadia em Brasília, o prefeito Luciano Polaczek Neto, com o objetivo de obter recursos para benfeitorias para Apiaí, se reuniu com o deputado federal Herculano Passos, que atuou junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao Ministério da Educação para liberação de recursos que totalizam R$ 2,2 milhões, que serão destinados ao setor da educação municipal.

Foram liberados recursos para construção de uma creche no distrito de Palmitalzinho, no valor de R$ 1,4 milhão. Já para o bairro Pinheiros, foi liberada a construção de uma quadra poliesportiva no valor de R$ 800 mil, totalizando R$ 2,2 milhões em investimentos para a rede municipal de educação.

O prefeito Luciano Polaczek Neto agrade ao empenho do deputado federal Herculano Passos para a liberação de recursos para obras em Apiaí. “Obrigado ao deputado Herculano Passos pela intervenção junto ao FNDE para liberação dos recursos para obras que beneficiarão a população de Apiaí”, disse.

José Neto

Assessoria de Imprensa – PMA