Projeto Socioambiental de Apiaí incentiva alunos a arrecadar materiais recicláveis

Publicado em 12 de junho de 2019

Os alunos do 2º ao 5º ano das escolas municipais de Apiaí arrecadaram na última semana cerca de 1.209 toneladas de materiais recicláveis. Essa iniciativa partiu da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente juntamente com a Secretaria de Educação que ao longo do semestre vem trabalhando para implantar trabalhos que visam a educação ambiental. Essa atividade faz parte do projeto Socioambiental da Mestre em Ciências Ambientais, Marcela Parini e consiste em conscientizar as crianças sobre a importância da reciclagem e da diminuição de lixo para o município e para o meio ambiente.

Esse projeto começou no início de abril com as palestras do biólogo Alexandre Oliveira que explicou sobre poluição do solo e diminuição de resíduos. Após a palestra, os alunos foram informados sobre a participação em uma gincana, que seria realizada em todas as escolas e resultaria em uma viagem para o Núcleo Caboclos do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR). Dessa forma, as crianças tiveram cerca de dois meses para arrecadar materiais recicláveis e levar para as escolas. A pesagem desses materiais aconteceu no decorrer dessa semana, com a Cooperativa Recicla Alto Vale que está trabalhando em conjunto com a prefeitura para diminuir os resíduos e oferecer destino para esse material e melhorar a qualidade de vida dos moradores do município.

A pesagem do material da EMEIEF Prof.ª Elisa dos Santos aconteceu na última quarta-feira (05), no período da tarde, a escola conseguiu arrecadar cerca de 280kg de resíduos e a turma vencedora foi o 4º ano B com 61,20kg arrecadados. No mesmo dia foi realizado a pesagem da EMEIEF Prof.ª Honorina Albuquerque, os alunos conseguiram arrecadar 222kg e a turma vencedora foi o 3º ano com 99,80 kg arrecadados. Na EMEIEF Ala duas turmas empataram, o 3º B arrecadou 125kg e o 4ºC 127kg e a escola conseguiu arrecadar ao todo 706kg.

O material foi levado pela cooperativa e nas próximas semanas será definido o dia do passeio das salas vencedoras, além do transporte e alimentação.