Turismo

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

CIT – Centro de Informações Turísticas

 Centro de Informações Turísticas – CIT tem funcionamento 24 horas e monitores ambientais no período diurno, podem dar dicas de passeios, informações sobre hotéis, contratação de monitores ambientais e também relatar um pouco da história do município e também receber auxilio de destinos aos viajantes que cruzam a cidade à diversos destinos. No complexo CIT, você poderá conhecer o Portal Turístico do Município, visitar e conhecer a história do Parque Natural Municipal Morro do Ouro e admirar a bela paisagem em meio a Mata Atlântica.

Telefone: (15) 3552-1717

 

CASA DO ARTESÃO

Um dos lugares mais importantes a serem visitados em Apiaí, tanto pelo interesse histórico, quanto pelos atrativos artísticos, é um casarão do início do século XX, situado à Praça Jonas Dias Batista, nº 9, no centro da cidade, onde está localizado o Museu “Casa do Artesão”.

Nesse local vem sendo preservado um acervo de 570 peças em cerâmica, produzidas por pessoas simples da Zona Rural, composto de figuras zoomórficas e antropomórficas, urnas, potes e moringas das mais variadas formas e dimensões, que atraem a atenção de pesquisadores, estudantes, artesãos e turistas de todo o país.

Além do aspecto cultural do Museu, de relevante importância histórica, por ter sido residência da Profª Antonia Baptista Calazans Luz, mãe do historiador Dr Rubens Calazans Luz, abrigo de soldados feridos durante a Revolução de 1930, Sede da Associação Amigos do Município, Museu Municipal, há que se considerar a arquitetura dos casarões construídos no início do século XX: fachada com janelas e portas de grandes dimensões, pé direito alto, salas amplas, e o ar de um passado romântico, típico do interior paulista.

Oficialmente transformado em Casa do Artesão com o Museu Sala das Mestras, em 25 de junho de 2003, numa parceria da Prefeitura Municipal e de diversas entidades, o antigo “Artesanato” conta também com um espaço para exposição e vendas, atendendo clientes, ONGS, pesquisadores e turistas, além da população local, e oferece oficinas de barro e trançado em eventos de grande importância nos diversos SESCs de São Paulo.

Todos os anos, a Casa do Artesão participa do evento REVELANDO SÃO PAULO, expondo cerâmica e trançado, e vendendo os petiscos da cozinha regional.

Na Casa do Artesão, o visitante poderá adquirir peças utilitárias e decorativas em argila, em palha, taboa e em capiau (rosário), além de produtos alimentícios artesanais, como compotas e licores. Vale a pena conferir.

HORÁRIOS DE VISITAS:

Segunda a Sexta-feira – 08h00 às 19h00
Sábado, domingo e feriados – 09h00 às 17h00

Importante: Escolas e Excursões agendar visitas com 2 dias de antecedência. Telefone (15) 3552-4139

PARQUE MUNICIPAL DO MORRO DO OURO

(Clique na figura e conheça mais informações)

Morro do Ouro

PETAR

(Clique na figura e conheça mais informações)
petar12 (Copy)

e-mails:

Turismo – secretariatcma@apiai.sp.gov.br

Cultura – cutura@apiai.sp.gov.br

Casa do Artesão – casadoartesao@apiai.sp.gov.br

Meio Ambiente – meioambiente@apiai.sp.gov.br