Unidades Básicas de Saúde de Apiaí contam com novos equipamentos odontológicos

Publicado em 15 de março de 2019

A Prefeitura de Apiaí, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu novos aparelhos odontológicos para melhor atender à população. Quatro Unidades Básicas de Saúde já estão com novas cadeiras odontológicas, aparelhos de Raios-X, ultrassom e fotopolimerizador, são essas as unidades do Centro, Lageado, Palmital e Palmitalzinho.

Essa iniciativa partiu de reuniões que o prefeito, Luciano Polaczek, participou logo no inicio do mandato, para adquirir por meio de emendas parlamentares de deputados, auxilio e obtenção de equipamentos odontológicos. A iniciativa também partiu do Secretário de Saúde, Ricardo Leão, que no inicio do mandato viu a necessidade do setor e após um levantamento fez o planejamento do que poderia mudar para atender melhor o público. Dessa forma, o secretário apoiou a aquisição de periféricos com recursos próprios, fez as indicações das emendas e ampliou a cobertura de saúde bucal no município. A Coordenadora de Saúde Bucal, Solange Batista comenta sobre esse período. “No início do mandato nós tínhamos três equipamentos odontológicos quebrados, eram eles o da unidade de Pinheiros, Lageado e Cordeirópolis, em três meses resolvemos essas pendências e fizemos o reparo, ficamos com quatro unidades básicas com equipe odontológica”, recorda a coordenadora.

Hoje o cenário é diferente, as quatro unidades de saúde já estão com novos equipamentos e a expectativa é que após o encerramento do chamamento público, todas possam atender a população. Para isso, está previsto a contratação de seis equipes odontológicas. “Com a nova contratação que vem após o chamamento público, esperamos que mais unidades básicas atendam à população. Trabalhando com eficiência, nosso objetivo é que até o fim do mandato a gente tenha 8 a 9 unidades com dentistas trabalhando”, conta Solange.

Cátia Assunção, prestadora de serviços odontológicos, começou a trabalhar na Unidade Básica de Saúde do Centro no início deste ano e já percebeu a diferença com a troca de equipamentos. “A cadeira funcionava, mas tinha alguns probleminhas, nada que dificultasse ou interferisse no tratamento do paciente, mas causava incomodo. O aparelho de raio-x travava e não tinha ultrassom. Isso dificultava o atendimento, mas agora está excelente, dessa forma eu consigo atender mais pacientes por dia, fica um tratamento mais eficaz e rápido”, explica a dentista.

A Unidade Básica de Saúde do Centro já está atendendo a população com os novos equipamentos, as demais estarão funcionando em breve, assim que encerrar a contratação do chamamento público.