Apiaí apresenta culturas típicas no programa “Revelando São Paulo”

Apiaí apresenta culturas típicas no programa “Revelando São Paulo”

Entre os dias 9 a 18 de setembro, aconteceu a 15ª Edição do “Revelando São Paulo”, realizado no Parque Vila Guilherme, próximo ao Mart Center. A secretária municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente Milena de Alencar Martins esteve presente ao evento. E para representar a cultura típica de nosso município, foram levadas peças da Casa do Artesão, Associação de artesãos do bairro Encapoeirado e apresentação da dança do barro, promovida pela Casa do Amigo Ideal.

De acordo com a secretária Milena Alencar, o artesanato é uma das maiores características culturais de nossa cidade, sendo exposto para todo o estado, essencial na divulgação e difusão da cultura apiaiense. “A participação de Apiaí no Revelando São Paulo é importante para que todos aqui presentes tenham acesso e conhecimento da nossa cultura municipal, sobretudo do artesanato. Para nós, é gratificante poder transmitir um pouco de nossos costumes típicos e culturais. Parabéns a todos que vieram representar nossa cidade”, afirmou.

O que é o Revelando São Paulo?

Segundo a secretaria estadual de Cultura, o “Revelando São Paulo” é um evento que tem por finalidade reunir a cultura paulista, através de sua culinária e costumes típicos, da capital e do interior do Estado. Há mais de uma década, é transmitida uma amostragem significativa da cultura tradicional em São Paulo, dando a conhecer aos paulistas e ao Brasil, aspectos desconhecidos ou pouco divulgados da vida em São Paulo, refletindo o mais possível, nossa diversidade cultural, promovendo o encontro do rural com o urbano, do tradicional com a mídia.

E a parceria que se estabelece com as prefeituras para sua realização tem feito estreitar os vínculos das administrações locais com as expressões culturais mais espontâneas de suas regiões, fazendo o intercâmbio e a interação entre os grupos nas festas, fato raro até então. Este programa desenvolve outros três festivais regionais, que dão conta das peculiaridades da cultura tradicional nas regiões do Vale do Paraíba, Vale do Ribeira e Região Bragantina.