Oficinas Culturais realizam o projeto “Filmando a Odisseia” em Apiaí

Oficinas Culturais realizam o projeto “Filmando a Odisseia” em Apiaí

As Oficinas Culturais, espaços da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, abrem as inscrições no Vale e Alto do Ribeira para o Núcleo de Realização Cinematográfica Filmando a Odisseia.

A proposta do Núcleo é produzir uma minissérie sobre A Odisseia, de Homero, composta de cinco episódios de aproximadamente 50 minutos cada, a serem gravados em 20 cidades. Em cada uma delas, os participantes de oficinas integradas produzirão 12 minutos de cada episódio.

A narrativa de “A Odisséia” descreve as aventuras fantásticas vividas pelo herói Odisseu (Ulisses) durante sua longa e perigosa jornada de retorno a sua casa, após lutar na guerra de Troia. O objetivo de Filmando a Odisseia é mergulhar no clássico de “Homero”, uma das obras mais antigas do mundo grego e também umas das mais influentes sobre a literatura européia moderna. O objetivo é criar uma transposição para a linguagem audiovisual. O projeto pretende envolver os participantes não só nas diversas etapas de uma filmagem (roteiro, iluminação, figurino, cenário, atuação, sonoplastia), como também na discussão sobre os diversos sentidos que A Odisseia adquiriu ao longo de sua transmissão, desde os antigos gregos até os dias de hoje.

“Um dos aspectos mais importantes de projetos como este, nas Oficinas Culturais, é possibilitar o acesso ao conhecimento e à formação artística nas várias regiões do Estado. Esta é uma forma de democratizar a cultura em São Paulo”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

Professores de Letras Clássicas da USP, os curadores Adriano Machado Ribeiro, Alexandre Pinheiro Hasegawa e Marcos Martinho elaboraram um pré-roteiro, dividindo A Odisséia em cinco partes.
Os curadores ministrarão palestras de preparação para os coordenadores das oficinas e acompanharão o desenrolar de cada produção, fornecendo consultoria de conteúdo. Paralelamente, serão criados grupos de e-mails para o diálogo entre as 20 equipes e um blog do projeto.

As cidades que irão participar de Filmando a Odisseia são: Apiaí, Barra do Chapéu, Bom Sucesso de Itararé, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itaóca, Itapirapuã Paulista, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro, Ribeira e Sete Barras.

Mais informações:

Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Apiaí:
Tel: (15) 3552 – 3945 – (15) 3552 – 2021
Falar com: Lia ou Isabel Munhão
Roteirista: Felipe Guerra
Dia e Horário: início 25 de Setembro (Domingo) das 14 às 17 horas
Local: SIGMA (Sistema Integrado de graduação do Município de Apiaí)
Número de vagas: 50
Duração: 15 domingos (de 25/09 – 18/12)
Inscrições gratuitas: Casa do Artesão das 9 às 17 horas até atingir 50 inscritos