Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Adubação na plantação de couve supera expectativas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Adubação na plantação de couve supera expectativas

O presente trabalho tem como objetivo mostrar a eficiência dos adubos na cultura da couve, embora seja uma planta pouco exigente, mostrou uma boa resposta a adubação?, explica o técnico em agropecuária da Casa da Agricultura Antonio Sarti.

No local escolhido para experimentação, a terra apresenta boa fertilidade com elevado teor de matéria orgânica, além disso, foram utilizados (por pé) 50 gramas de um adubo especial e 1 quilo de composto orgânico à base de serragem de pinus.

?Na colheita, cada folha passou de 160 gramas, sendo que duas folhas são suficientes para complementarem a alimentação de uma família com quatro pessoas?, comenta o técnico.

A couve é um vegetal muito rico em Cálcio, Fósforo e Ferro, minerais importantes à formação e manutenção de ossos e dentes e à integridade do sangue. Contém ainda Vitamina A, indispensável à boa visão e à saúde da pele; e vitaminas do Complexo B, que tem por funções proteger a pele, evitar problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso.

Esta hortaliça é um ótimo remineralizante para o organismo, é laxante pela sua grande quantidade em fibras, e boa para a asma e bronquite. Além disso, a couve é muito boa para combater as enfermidades do fígado, como a icterícia e os cálculos biliares, assim como os cálculos renais, as hemorróidas, e as menstruações difíceis ou dolorosas. Em suco, é um tônico excelente, muito recomendado às crianças em fase de desenvolvimento. O caldo da couve cozida é indicado nas enfermidades da pele. A couve dissolve também os cálculos, combate a artrite, desinfeta o intestino, cura as úlceras gástricas e dá ótimo resultado no combate a vermes. Em caso de febre, aplica-se à cabeça do enfermo cataplasma refrescante de folha de couve, que serve, também, para tratar feridas inflamadas. As folhas de couve cozidas ao vapor e aplicadas topicamente de hora em hora, em forma de cataplasma quente, são boas para combater a gota, a artrite, as dores reumáticas em geral, e as nevralgias. Também tiram a dor em casos de inflamação dos rins e do fígado.