Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Alunos da rede municipal são nomeados agentes ambientais mirins

Com o objetivo de fiscalizar e sensibilizar os moradores do município quanto as questões da coleta de lixo e o combate às doenças arboviroses, a Sala de Situação criou um projeto em parceria com a Secretaria de Saúde e Educação que treina alunos do ensino fundamental I para desempenharem o papel de agentes ambientais mirins. Os alunos receberão uma camiseta com o logo da iniciativa, um crachá para identificar o nome e a escola e um bloco de notas para notificar.

Os alunos do 4ºB da escola Prof.ª Elisa dos Santos foram os primeiros a receber o material e deverão ser instruídos pelos professores nas próximas semanas. Os objetos foram entregues pelo Secretário de Saúde, Ricardo Leão e pelos membros da Sala de Situação à diretora educacional, Dorilde Gonçalves e à coordenadora, Tania de Lima. Durante a entrega os profissionais fizeram uma breve instrução e tiraram dúvidas sobre o mosquito Aedes Aegypti, as doenças transmitidas, os focos e como evitar.

Os agentes ambientais agora serão instruídos pelos professores e irão acompanhar alguns dos agentes de controle de vetores, com visita monitorada e notificando as famílias. Além disso, os alunos também estarão aptos a advertir os moradores quanto ao lixo e os possíveis focos do mosquito na cidade.

Essa iniciativa prevê contribuir para as mudanças de hábitos dos moradores em relação ao meio ambiente, e estimular a adoção de práticas que visam a preservação e os cuidados necessários para evitar a propagação de doenças. A Sala Municipal de Situação reúne representantes de cada setor do poder público e tem como objetivo trabalhar a prevenção e controle de doenças arboviroses.

A expectativa é que nas próximas semanas os alunos de outras escolas municipais recebam o material e que este seja trabalhado no decorrer do próximo ano letivo, para assim propagar os benefícios de uma causa que visa proteger toda a comunidade.

Malu Martins – Assessoria de Imprensa