Alunos do ensino estadual, técnico e particular recebem palestra de conscientização da coleta seletiva

Os alunos da Escola Antônia Baptista Calazans Luz, Colégio Cecília Meireles e ETEC receberam na última semana uma palestra de conscientização da coleta seletiva, em Apiaí. A conversa foi ministrada pela Mestre em Ciências Ambientais e responsável pelo projeto socioambiental, Marcela Parini, e pelo biólogo Alexandre Oliveira.

A ação que vem sendo realizada desde o início do ano visa sensibilizar as crianças e os adolescentes sobre a importância da coleta seletiva. Outros assuntos abordados são as formas de aproveitamento dos resíduos sólidos para assim diminuir a quantidade de lixo. Dessa forma, o biólogo vem apresentando diversos materiais produzidos por meio desse material que pode ser transformado em bonecos, instrumentos musicais e acessórios.

De acordo com a Lei Municipal nº 71, de 18 de junho de 2018, sobre a criação do Plano Municipal de Educação Ambiental de Apiaí o poder público incentivará as ações de educação ambiental no âmbito dos currículos das instituições de ensino públicas e privadas. Para Marcela, responsável pelo projeto, essa ação é importante porque sensibiliza e reforça a necessidade de todos colaborarem com a coleta seletiva. “Acredito que as crianças e os adolescentes possam se sensibilizar com a questão da separação dos resíduos nos domicílios e levar da escola a educação para as casas. Apiaí só irá ter sucesso com a coleta seletiva se cada cidadão fizer a sua parte”, afirma.

Para fortalecer a causa, cerca de dezesseis ecopontos foram implantados em alguns bairros da zona rural e urbana. “A instalação dos ecopontos são para que os moradores façam a entrega voluntária pelo município, é para que o cidadão tenha opções de entrega do seu reciclável no horário e local de maior facilidade, além da cooperativa seguir um cronograma semanal de coleta dos recicláveis”, informa.

A ação nas escolas vem acontecendo para divulgar e conscientizar as pessoas sobre a coleta seletiva que foi implantada no município no final de julho. A cooperativa Recicla Alto Vale vem recolhendo o material reciclável de forma periódica em todos os bairros. No entanto, é necessário que todos os moradores abracem essa causa.

Malu Martins – Assessoria de Imprensa