Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Alunos formam no Programa de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Alunos formam no Programa de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD

Dia 10 de novembro, na Escola Antonia Baptista Calazans Luz, houve a formatura de oitenta e uma crianças do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), as crianças apresentaram teatro e dança. A escola Regina Dias Antunes da Silva formou sessenta e seis alunos da 6ª série no dia 14. Na Escola João Pedro do Nascimento, a formatura foi no dia 17, formando sessenta e dois alunos da 4ª série e setenta e três alunos da 6ª série.

O PROERD é uma iniciativa da Polícia Militar de prevenção para crianças do Ensino Fundamental até o Ensino Médio; os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre as Escolas, Pais e Polícia Militar. O PROERD é baseado no Programa Americano chamado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education). Hoje ele é desenvolvido em mais de 50 países e cerca de 35 milhões de crianças por ano, têm instrução com policiais.

Os objetivos principais do PROERD são noções de cidadania, prevenir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem e resistirem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes, ou outras drogas, ou mesmo se engajarem em atividades violentas.

O Programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes a família escola e comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolverem com drogas e problemas de comportamento. Esta estratégia concentra-se no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, auto-estima, empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida e independência, e alternativas ao uso de drogas e outros comportamentos destrutivos.

Em todas as formaturas os alunos na idade entre 09 e 12 anos fazem um juramento que nunca irão se envolver com drogas ou em qualquer tipo de violência. ?Da Escola Antonia, os alunos têm idade entre 11 e 12 anos, e também fizeram um juramento?, conta a professora Michele Maestri Pontes Nunes.