Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Apiaí continua trabalhando no combate ao vírus Influenza A H1N1 com medidas preventivas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Apiaí continua trabalhando no combate ao vírus Influenza A H1N1 com medidas preventivas

Os cuidados e precauções com a gripe suína continuam no município de Apiaí. A equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, através da coordenadora enfermeira padrão Ana Maria de Oliveira, vem realizando palestras em órgãos e instituições publicas, buscando dessa maneira minimizar as formas de alastramento do problema que já causou muita preocupação.

A gripe suína é uma doença que tem como conseqüência uma variante do vírus H1N1, a transmissão e a apresentação dos sintomas pode ocorrer através do contato com o animal e objetos contaminados – surgiu uma nova variante, que pode ser disseminada entre humanos e esta causando uma epidemia desde o seu surgimento no México.

Na palestra realizada na Escola Municipal Honorina de Albuquerque, no bairro Alto da Tenda, Ana Maria discorreu aos presentes que “a gripe suína tem seu contágio através das vias aéreas, como a gripe comum, com contato diretamente ou indiretamente, por meio das mãos com objetos contaminados, o vírus também se espalha, inclusive pelo próprio ar ambiente – a contaminação pela carne suína, esta descartada, desde que se cozinha a mesma a 71 graus Celsius, pois com essa temperatura o vírus não sobrevive”.

Sobre os sintomas, a profissional comenta que são muito parecidos com a gripe comum. “Estão incluídos: febre alta, cansaço, dores musculares, tosse, fadiga, surgiram pessoas com vômitos e diarréias. Para os porcos já existem vacinas, mas para os seres humanos ainda não temos nada, e pode levar uns seis meses para que isso ocorra. O medicamento oseltamivir segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, mostrou eficiência nos primeiros testes contra o vírus Influenza A H1N1, mas não se pode afirmar totalmente ainda tal efeito. O que podemos fazer é sempre estar lavando as mãos, mesmo porque temos que evitar as gripes comuns, que também pode trazer conseqüências”.