Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Apiaí esteve participando com seu artesanato em mais uma edição do Revelando São Paulo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Apiaí esteve participando com seu artesanato em mais uma edição do Revelando São Paulo

13º Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional, levou cerca de 200 municípios do Estado ao Parque da Água Branca reunindo 600 artesões, culinaristas e mais de 300 grupos de manifestações artísticas do interior paulista no período de 11 a 20 setembro. Apiaí e outros município do Alto Vale participaram mais uma vez com suas tradições

Com mais de 30 eventos em sua programação, o festival ofereceu ao público a oportunidade de apreciar as Folias de Reis e do Divino, Cortejo de Bonecões, Orquestras de Viola, Violeiros e Sanfoneiros, grupos de Catira, Fandangos e Cururus, Congos e Moçambiques, Serestas e as Noites dos Tambores, Cigana, de Quadrilhas e das Manifestações Cosmopolitas. Além dos grupos étnicos para o Festival da Amizade, espetáculos no palco da grande arena, reunindo danças folclóricas e características das culturas dos paises imigrantes no Brasil como a dança alemã, japonesa, italiana, portuguesa, árabe e brasileira, entre outras. Entre as atrações também estiveram as Cavalgadas, Cavalhadas, Tropas de Mulas e Carros de Bois, com mais de 200 animais, entre cavalos, bois, búfalos e mulas.

O compromisso com a construção da Cultura de Paz e o respeito à diversidade se mantém no Revelando São Paulo com a Cerimônia da Paz, neste ano com o mote “O Sagrado na Metrópole”. Como nos anos anteriores, cerca de 30 segmentos religiosos se encontram na Esplanada do Memorial da América Latina para a cerimônia inter-religiosa. Entre eles estiveram Hare Krishnas, Budistas, Católicos, Presbiterianos, Umbandistas, Espiritualistas, além de representantes de comunidades indígenas, que receberam a imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, trazida da Basílica de Aparecida.

Um diferencial nesta edição foi a Sagração das Águas, momento em que os diversos segmentos fizeram a benção das águas vindas dos Portais de Parelheiros, da Cantareira e rios do interior e seguiram na Caminhada Pela Vida aspergindo as ruas da cidade até o Parque da Água Branca como forma de celebrar a riqueza das águas de São Paulo.

Sobre o Revelando São Paulo
Desde seu lançamento em 1997, o Revelando São Paulo é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. A idéia é difundir a cultura do interior paulista, reflexo também das tradições de todo o País e ainda daquelas herdadas de outros povos trazidas ao cotidiano de São Paulo pela imigração, surgiu da pesquisa realizada por Toninho Macedo há mais de três décadas. Desde 1973, ele se dedica ao estudo da cultura brasileira e às andanças pelo interior, garimpando hábitos e tradições arraigados à vida das comunidades ribeirinhas, das áreas rurais, das cidades, vilas e vilarejos, e também do litoral. O resultado desse trabalho começou a se espalhar com atividades artísticas desenvolvidas pela Abaçaí Cultura e Arte, grupo que hoje se transformou na Organização Social de Cultura responsável pelo Revelando São Paulo e por diversos outros programas culturais.

Nesta edição a programação recebeu cerca de 1 milhão de pessoas.