Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Apiaí participou do encontro Teia Regional Vale do Ribeira e Litoral Sul em Cananéia/SP

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Apiaí participou do encontro Teia Regional Vale do Ribeira e Litoral Sul em Cananéia/SP

Com muito fandango, danças típicas, capoeira, teatro e poesia, a Teia Regional Vale do Ribeira e Litoral Sul foi realizada em Cananéia e agitou toda a região. Culturas negra e caiçara se encontraram e compartilharam impressões, conhecimentos e técnicas. Apiaí participou com uma delegação de 20 integrantes marcando presença em oficinas, rodas e outras temáticas.

“Juventude, meio ambiente, novas tecnologias, diversas discussões temáticas da agenda social, integração entre os diferentes aspectos culturais, entretenimento e muita diversão marcaram presença durante os encontros nas oficinas e rodas de conversa, além das informações técnicas e anuncio realizado por representantes do Ministério da Cultura sobre a criação de novos Pontos de Cultura na região – tudo valeu a pena”, comenta a responsável pelo Ponto de Cultura e diretora cultural local, turismóloga Lia de Camargo Ferreira, que participou da Mesa de abertura dos trabalhos juntamente com o prefeito anfitrião Adriano César Dias, vice-prefeita Maria Rita Basso e outras autoridades.

A delegação conjunta de Apiaí e Iporanga chegou no sábado pela manhã e já participou de atividades: roda de conversa O Programa Mais Cultura e a Paisagem Cultural do Vale do Ribeira e Litoral Paulista com convidados dos Pontos de Cultura, CPPC, SCC/MinC, MinC/SP, IPHAN, FUNARTE e SEC; reunião dos representantes dos Pontos de Cultura do Vale do Ribeira e Litoral Paulista; encontro de Capoeira entre Nação Negra (Apiaí), Associação Filhos de Cananéia / Nosso Senhor do Bonfim (Cananéia) e Cordão de Ouro (Pilar do Sul); Mostra de curtas e documentários; Mostra Cultural dos Pontos de Cultura; teatro “Conto que vou te Conta” e oficina danças de salão – Ponto de Cultura Camará (São Vicente); Dueto de Violão, Cururu, Tico e Roquinho, Grupo Filhos de Maria (Pilar do Sul); Projeto Violão é Arte e Maria Farinha (Cananéia); apresentação musical do Seu Arabelo e Família (Iporanga).

A programação de domingo ofereceu: oficina Trançado pelo Ponto de Cultura “De Barro e Trança” (Apiaí); oficina Poesia – o mistério, a palavra e a criação
ministrado pelo Clube Literário Artístico Nascente das Águas – CLANA (Pilar do Sul); oficina Teatro Experimental (São Vicente); passeio de escuna para conhecer o estuário de Cananéia, observar golfinhos e aves marinhas; almoço caiçara no Sítio Caiçara da Família Cardoso; roda de capoeira, dança e cantoria coletiva, encerramento e despedida.

A secretária de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Apiaí, Milena Alencar, informou que o evento foi uma realização dos Pontos de Cultura do Vale do Ribeira e do Litoral Sul Paulista, em parceria com a Comissão Paulista de Pontos de Cultura (CPPC) e Instituto de Pesquisas Cananéia – IPeC, e apoio do Ministério da Cultura (MinC) e da FUNARTE – Fundação Nacional de Artes.

“No fim do ano, será realizada a Teia Paulista, congregando as mais diversas expressões culturais do Estado de São Paulo. Junto à Teia, será realizado o Fórum da Rede Paulista de Pontos de Cultura, que deverá eleger a nova composição da Comissão Paulista de Pontos de Cultura”, comunica a secretária.