APLICAÇÃO DA PROVAS DO SAREM EM APIAÍ

O SAREM – Sistema de Avalição da Rede de Ensino Municipal de Apiaí, aplicado anualmente pela Secretaria Municipal da Educação, aconteceu nos dias 20 e 21 de maio. Neste ano letivo de 2024, a avaliação foi aplicada para os alunos dos 3ºs, 4ºs e 5ºs Anos. O objetivo do teste é avaliar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da rede municipal. Na avaliação constam questões de Língua Portuguesa, envolvendo leitura, compreensão de texto e produção escrita, além de situações e problemas na área de matemática.

As avaliações devem impactar e melhorar a aprendizagem dos estudantes. E os estudantes devem fazer as avaliações em ambientes favoráveis e são preparados, para cada avaliação e suas especificidades. Este dia tem se tornado especial na vida de cada aluno, pois existe o engajamento por parte dos alunos, dos docentes e das famílias em busca de melhorias na aprendizagem. Os professores, gestores da rede e o Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação, se dedicam garantindo o direito que os estudantes têm de aprender as habilidades e competências necessária em cada Ano/Série.

A cultura avaliativa instaurada na rede tem sido benéfica, contribuindo para olhar para o erro como um momento para formar o aluno, entender qual foi o pensamento do estudante e ajudá-lo a aprender, avançar em seus conhecimentos. Visando sempre uma perspectiva de avaliação por acompanhamento com posterior reflexão da prática, para que assim possa contribuir para uma mudança de postura tanto para o avaliador quanto para o avaliado.

Segundo a Secretária da Educação, Rosângela Aliaga, o ato de avaliar são partes de um processo, inclusivo, de diálogo, de investigação e diagnóstico, que se desdobra em um processo de diagnosticar e o de decidir. Depois das avaliações, do diagnóstico são propostas ações de melhorias, tanto na aprendizagem como no ensino.

Nossos agradecimentos as Supervisoras Rozine Rosa e Maria Goretti Munhão, as Assessoras Pedagógicas Juliane Fortes e Adriana Zrenner, a Orientadora da Educação Especial, Célia de Oliveira, as professoras da Equipe SAREM Denise Maria do Prado, Fátima Maria Pires, Roseli Camargo de Oliveira, Jaqueline Falcão Coelho, Andressa Juliana Silva Santos, Cristiane Aparecida Arruda, Camila Diogo de Oliveira Lima, Gisele Rodrigues Martins Borges Barbosa e Maria Elisa Dias Batista Quinhones, as Coordenadoras Pedagógicas Tânia de Lima, Eliane Gasparine e Janaina Rodrigues Garcez e as diretoras Elisete de Almeida, Vanderléia Rodrigues e Elisabete Sare. Agradecemos ainda a todos os professores da rede e a toda comunidade escolar.