Assentados bloqueiam SP 250 e só liberam a pista após intervenção do prefeito Dr. Emilson

Após algumas horas de interdição da SP 250 pela manhã de quinta-feira, dia 9 de dezembro, na altura do km 307 por integrantes do Assentamento Professor Macedo, realizou-se uma assembléia e a via foi parcialmente liberada. O comandante do 2º Pelotão PM, Tenente Costa Mendes, esteve no local dialogando com as lideranças, ocasião em que se colocou a disposição para ajudar no contato com as autoridades solicitadas, caso fosse necessário.

Segundo relatos, os assentados fizeram a mobilização para chamar atenção a fim de denunciar a exploração irregular de água mineral em área de preservação permanente por uma empresa privada – segundo o geólogo Marcos Tesser, a empresa está amparada por lei federal para esse tipo de atividade; solicitaram a presença do prefeito Dr. Emilson Couras da Silva – que seguiu para o local acompanhado do presidente da Câmara Municipal, vereador Jorge Vanderlei Pingas e do secretário de Assuntos Jurídicos, Dr. Carlos Barbosa Filho, representantes da Electro, CETESB e Petar para colocar em pratica a implementação da estrutura básica do assentamento.

Reclamam que diversos assuntos tratados numa reunião que tiveram em abril no Sigma, não houve o encaminhamento esperado, citando como exemplo a questão da Luz para Todos que aguardam por mais de três anos.

A exploração da água pela empresa revoltou as 86 famílias, pois segundo um manifestante, encontra-se dentro da propriedade que o Governo Federal lhes destinou, próximo tem o fervedouro, local que pode ser explorado como atrativo turístico.

“Tratamos a proposta de preservação com seriedade, já fizemos o plantio de diversas araucárias e palmito Jussara no local. Também queremos a saída do lixão das imediações, pois além de comprometer a qualidade do solo prejudica as águas cujas nascentes abastecem diversos pontos do Alto Vale”, expressou.

O prefeito prometeu dar encaminhamento a todas as reivindicações que estejam ao alcance da municipalidade. Também ficou acertada uma reunião para o dia 22 de dezembro (quarta-feira) com representantes de todos os órgãos que os assentados solicitaram.

Durante a reunião na pista entre o prefeito e os manifestantes, os policiais militares aproveitaram para liberar os veículos retidos. A pista só foi liberada totalmente por volta das 13h00.