Atividade do Projeto de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com Educação infantil – Degustação de Frutas de olhos vendados

A secretaria Municipal de Educação e Esportes de Apiaí, realizou a atividade que contribuiu para a continuidade do Projeto Educação Alimentar e Nutricional (EAN) que se deu início em Agosto de 2023. A atividade foi realizada com alunos da pré-escola com a faixa etária de 4 a 5 anos, na EMEIEF Prof.ª Elisa dos Santos e na CEMEIEF Prof. Nelson Jose Neri também com alunos da pré-escola, com faixa etária de 4 a 5 anos, a atividade foi ministrado pela Nutricionista responsável pela merenda escolar do município de Apiaí, Angelita de Lima Freitas.

No projeto Educação Alimentar e Nutricional (EAN), a atividade de degustação de frutas de olhos vendados é uma forma divertida e educativa de estimular os alunos a explorarem os diferentes sabores e texturas das frutas de maneira sensorial. Ao experimentar as frutas sem a visão, os estudantes foram desafiados a utilizar outros sentidos, como o paladar e o olfato, para identificar e apreciar cada uma delas. Essa experiência proporcionou uma nova perspectiva sobre a alimentação saudável e incentivo à diversificação do consumo de frutas na dieta diária.

Além de estimular a curiosidade e despertar o interesse pelos alimentos naturais, a degustação de frutas de olhos vendados promove a conscientização sobre a importância de uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes essenciais para a saúde. Segundo a Secretária Municipal de Educação Professora Rosângela Aliaga, essa atividade lúdica e interativa é uma forma eficaz de envolver os alunos no processo de aprendizagem e incentivá-los a fazer escolhas alimentares saudáveis, através dessa atividade estamos contribuindo para a formação de hábitos alimentares positivos e para o desenvolvimento de uma relação saudável e prazerosa com a alimentação.