Autoridades da região, Camargo Corrêa e governo discutem fluxos da fábrica de cimento

Na quinta-feira (24), prefeitos, vereadores e representantes de seis municípios da região, administração e técnicos do grupo Camargo Corrêa, direção do DER e sociedade civil estiveram reunidos no Sigma discutindo assunto de grande impacto para toda a região no que consiste ao transporte rodoviário com a reativação da Linha 1 da empresa cimenteira local.

Os trabalhos foram abertos pelo gerente da Camargo Corrêa, Welney Souza Paiva, que fez uma breve explanação sobre os investimentos do grupo em Apiaí para reativação de uma linha de produção de cimento, algo em torno de R$ 105 milhões que gerou cerca de 1.200 empregos diretos e indiretos e com o funcionamento a partir do mês de outubro, terá mais 250 empregos fixos, com capacidade de ampliação do quadro. Welney apresentou todos os pontos positivos para a região, mas não se furtou de colocar a preocupação com futuros problemas que possam surgir, enfocando como tema principal a rodovia SP-250 que leva a denominação de Sebastião Ferraz de Camargo Penteado, fundador do Grupo Camargo Corrêa, trecho entre Apiaí e Capão Bonito, bem como o trecho entre Apiaí e Ribeira, com extensão para o lado paranaense.

“Teremos um grande fluxo de veículos pesados percorrendo diariamente por essas duas linhas de escoamento de nossa produção. Devemos nos preparar enquanto empresa privada, poder público e sociedade organizada para que o trabalho não seja interrompido por falta qualquer tipo de problemas nelas. Queremos parcerias para a recuperação dos trechos danificados e sua respectiva manutenção”, explanou o gerente.

Na seqüência os técnicos em logística da empresa, Marcelo Borelli e Emerson Justo, apresentaram gráficos que apontam toda a movimentação que ocorrerá na região a partir do funcionamento da nova linha, expondo que atualmente a fábrica em Apiaí produz 600 mil toneladas/ano do produto e passará a 1.354 mil toneladas/ano, proporcionará movimento de 109 caminhões por dia com destino à Capão Bonito e 87 caminhões com destino para Ribeira seguindo para o Estado do Paraná, transportando 45% da produção e os 55% restantes serão transportados via ferroviária com 362 vagões.

Representado o Estado, o engenheiro Alfredo Moreira de Souza Neto, diretor regional do Departamento de Estradas e Rodagem – DER, expôs que o governo já possui um programa que prevê melhorias para as rodovias, porém, com o aumento significativo do fluxo, é necessária uma grande parceria na busca de alternativas para minimizar os impactos para toda região, sugerindo que seja elaborado um projeto de máxima urgência para ser levado à Secretaria Estadual dos Transportes. O assessor parlamentar Nilson de Oliveira entrou em contato com o deputado estadual Edson Giriboni e uma data será agendada com o secretário.

O prefeito de Apiaí, Dr. Emilson Couras da Silva, destacou que o motivo do encontro era para dar ciência às autoridades da região sobre os futuros problemas que surgirão por conta do aumento de veículos transitando pela rodovia e que o momento era de união de todos para juntos e irmanados buscarem alternativas urgentes, pois embora a fábrica seja em Apiaí, toda a região faz parte do complexo e também receberá os bônus do empreendimento. “Todos nos seremos beneficiados, mas também temos que estar cientes de algumas demandas”, enfatizou o alcaide apiaiense solicitando ao colega João Manoel Pampanini que convide os prefeitos do lado paranaense para uma discussão semelhante.

Ao final do encontro foi lavrada uma ata que foi assinada por: prefeito Dr. Emilson Couras da Silva, vice-prefeito Dr. Raul Alencar, chefe de gabinete Alessandro Miranda, secretário José Cláudio Ferreira de Moraes, assessor José Carlos Aleixo, vereadores Jorge Vanderlei Pingas e Geraldo Cássio Borges, Alcione Batista Dias (Apiaí), Nilson de Oliveira (assessor do deputado Edson Giriboni), prefeito Aluízio Ribas Andrade, assessor Nadiel Júnior e secretário João Batista (Itaóca), Welney Souza Paiva, Marcelo Borelli Figueiredo e Emerson Justo (Camargo Corrêa), Alfredo Moreira de Souza Neto (DER), prefeito Flávio de Lima e vereador Jair Kerche (Guapiara), prefeito João Manoel Pampanini (Adrianópolis-PR), prefeito Gidioni Macedo e secretário Orides Rodrigues Lima (Ribeira) e Carlos Pereira Barbosa Filho (representando Capão Bonito).