Autoridades municipais do Alto Vale se reúnem com oficiais da Polícia Militar de São Paulo

Um encontro no gabinete do prefeito de Apiaí ocorrido na quarta-feira (01/12) entre o vice-prefeito Dr. Raul Alencar, Major PM Rolim, Capitão PM Sérgio, Tenente PM Costa Mendes e os chefes dos poderes executivos municipais do Alto Vale, discutiu-se uma proposta de convênio entre a Polícia Militar e as prefeituras para utilização de policiais em dias de folga.

Na presença da autoridade local e dos prefeitos Eduardo Fillietaz (Barra do Chapéu), Aluízio Ribas de Andrade (Itaóca), Luiz Gonzaga Sobrinho (Itapirapuã Paulista) e Gidioni Macedo (Ribeira), o Major Rolim expôs que o convênio já foi colocado em prática em outras regiões e vem dando resultados bastante positivos.

Os recursos para o pagamento dos profissionais que decidem trocar o dia livre por algumas horas de trabalho são pagos pelas prefeituras conveniadas.

“A prefeitura tem o apoio e a competência da Policia Militar para agir e atuar em situações que estão fora da alçada da administração municipal. Além disso, a iniciativa proporciona ações de policiamento preventivo e, se necessário, ostensivo, para a preservação da ordem pública, aumentando a segurança, tanto para os comerciantes e consumidores, como para a população em geral”, explicou o Major Rolim.

Segundo o Capitão Sérgio, mesmo estando fora de seu horário de trabalho de escala, os policiais têm a sua disposição todo o material necessário para sair às ruas, além de todas as garantias e direitos, caso aconteça alguma coisa.

Para o Tenente Costa Mendes, a iniciativa é positiva e garante um efetivo maior nas ruas. “Os policiais militares de São Paulo são profissionais muito bem qualificados. Dentro deste convênio, cada policial, dentre aqueles que optarem pela hora extra, vão trabalhar numa escala de no máximo oito horas por dia, o que não o prejudicaria, pois os profissionais responsáveis por montar o quadro de horários estarão bastante atentos para não sobrecarregar o policial”, garante.

Com relação aos recursos para pagar os policiais, as autoridade municipais foram informadas que há disponibilidade em outras esferas dos governos estadual e federal, com também através da iniciativa privada.

Os oficiais militar também demonstraram e esclareceram a necessidade de efetiva aplicação a Resolução 122 da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e do Termo de Ajuste de Conduta que disciplina os eventos públicos, como por exemplo, os rodeios e shows, de forma a evitar e/ou minimizar as ocorrências de acidentes como se tem visto em outros municípios, nos quais os respectivos promotores dos eventos estão sendo responsabilizados civil e penalmente pelos danos causados pela inobservância de algumas regras básicas de segurança.

Por fim, foi tratado sobre assuntos referentes às Comissões Municipais de Defesa Civil, as quais devem estar estruturadas para atuarem preventiva e emergencialmente durante a chamada “Operação Verão” que se estenderá até o dia 31 de março de 2011, onde há previsão de grande quantidade de chuvas na região.

As autoridades municipais estudam a parceria e direcionam atenção especial para as recomendações.