Bairros de Apiaí ganham 90 banheiros e 30 fossas sépticas

Bairros de Apiaí ganham 90 banheiros e 30 fossas sépticas

Nos dias 20 e 21 de novembro, os técnicos da FUNASA ? Fundação Nacional de Saúde, Órgão Executivo do Ministério da Saúde visitaram os bairros Caximba, Benvindo, Encapoeirado, Fazenda, Garcias, Pereiras, Barbosa, Roseiras e Sumidouro para fiscalizar as obras de construção de 90 módulos sanitários (banheiros) e 30 fossas sépticas com poços absorventes, referentes ao convênio nº 2373/05, firmado com a Prefeitura de Apiaí.

O recurso aplicado na obra é do FUNASA, no valor de R$ 280.000,00, e tem por objetivo a melhoria das condições sanitárias, de saneamento e saúde da população desses bairros, bem como a preservação do meio ambiente.

O engenheiro Arlindo Silva, do Serviço de Engenharia de Saúde Pública ? SENSP, faz parte da Coordenação Regional da FUNASA no Estado de São Paulo, foi o responsável pela fiscalização, considerou que o objetivo do convênio foi alcançado e que houve a regular aplicação dos recursos públicos.

A fundação detém a mais antiga e contínua experiência em ações de engenharia de saúde pública no País. Direciona as ações de saneamento para as comunidades cujos indicadores de saúde denotam a presença de enfermidades causadas pela falta e/ou da inadequação de saneamento. Atua apoiando técnica e/ou financeiramente o desenvolvimento de ações de saneamento nos municípios, a partir de critérios epidemiológicos e ambientais em saúde, voltadas para a promoção à saúde e para a prevenção e controle de doenças e agravos, com destaque para a redução da mortalidade infantil. Em parceria com órgãos e entidades públicas, presta consultoria e assistência técnica e/ou financeira para o desenvolvimento de ações de saneamento.

A fundação coordena programas de saneamento, objetivando o financiamento de obras que contribuam para impactar indicadores de saúde, como: prevalência/incidência da esquistossomose, tracoma, autoctonia de febre tifóide e cólera, detecção/infestação de vetores da dengue, doença de chagas e malária e mortalidade proporcional por diarréia em menores de um ano.