Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Câmara aprova contas do exercício de 2005 do prefeito Donizetti

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Câmara aprova contas do exercício de 2005 do prefeito Donizetti

Na quarta-feira dia 12 de dezembro de 2007, a Câmara Municipal de Apiaí sob a presidência do vereador Ari Osmar Martins Kinor, primeiro secretário vereador Marco Antônio Chiodi, segundo secretário vereador Darci Prestes dos Santos e com a presença dos demais vereadores, Antônio Rodrigues Araújo, Dirceu Cosmo, Fábio Estefânio Borges Barbosa, Jorge Vanderlei Pingas, Leondeniz Carneiro de Oliveira e Vera Lúcia Gonçalves Ribeiro, realizou a sua 57ª sessão ordinária, quando foram deliberadas as matérias constantes na pauta da ordem do dia. Inicialmente o presidente comunicou que a sessão seguiria um rito especial ditado pelo artigo 308 do Regimento Interno, cujo texto diz o seguinte: ?Art. 308 – Nas sessões em que discutirem as contas municipais não haverá a fase de expediente nem a de explicação pessoal, sendo todo o seu tempo destinado à ordem do dia, lavrando-se a respectiva ata?.

Na seqüência, foi lido o Parecer proferido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo sobre o processo TC 002615/026/05, relativamente as contas anuais do Município de Apiaí, referente ao exercício de 2005. Após ampla discussão em que o vereador Marco Chiodi defendeu sobremaneira de que a edilidade precisava concordar com o parecer emitido pelo TCE em que é favorável à aprovação, por entender que os analistas da instituição fiscalizadora são técnicos especializados e compromissados, mesma visão defendida pelo vereador Jorge Pingas e complementada pelos demais, o parecer foi aprovado por unanimidade, demonstrando que o prefeito Donizetti Borges Barbosa cumpriu com suas obrigações legais como homem público no aplicação do erário.

Os principais pontos das contas enfocados pelo Tribunal que levaram a emitir parecer favorável à aprovação foram referentes:

Aplicação total no ensino …………………………………….. 25,77%
Ensino Fundamental ……………………………………………. 80,09%
Magistério ………………………………………………………….. 78,89%
Despesas com Saúde …………………………………………. 22,72%
Gastos com Pessoal ……………………………………………. 42,63%
Remuneração dos agentes políticos: em ordem

?No exercício de 2005 a administração financeira de Apiaí obteve índices constitucionais adequados no tocante à aplicação geral no ensino, principalmente no item Ensino Fundamental, e na Saúde. Estamos à disposição para qualquer esclarecimentos que for necessário?, comentou o secretário de Finanças Vanderlei Borges de Lima.