CAMINHADA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

A caminhada aconteceu no dia 05 de abril, saindo da Praça do Coreto, passando pela Praça Central e terminando no Centro de Eventos, onde todos se reuniram para uma conversa, com muitas informações para as crianças das EMEIEF’s ALA, Elisa dos Santos, Honorina Albuquerque e CEMAE. Essa roda de conversa foi conduzida pelas profissionais da Educação, Terezinha de Jesus Oliveira, diretora de CEMAE e pela Célia Claro de Oliveira, Orientadora da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Apiaí, contou também com a participação do representante da Intercement e também pai atípico Roney de Almeida Santos e do motorista do caminhão G7 Log Autismo, Ederaldo Mendes.

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi estabelecido em 2007 pelas Nações Unidas e, desde então, vem sendo celebrado como forma de aumentar a conscientização relacionada a todos os aspectos do transtorno do espectro do autismo (TEA). O Transtorno do Espectro do Autismo é uma condição que afeta a forma como as pessoas se comportam e se comunicam. O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.

É crucial que indivíduos com autismo, suas famílias e seus cuidadores, possam ter acesso a informações personalizadas, orientação e apoio para superar esses obstáculos, bem como oportunidades para explorar os seus interesses, desenvolver competências e construir amizades para uma vida plena, em que as diferenças sejam valorizadas, a compreensão seja promovida a fim de que o mundo possa tornar-se um lugar mais inclusivo para todos os que vivem com o transtorno. Representando mistério e complexidade, em 1999 foi adotada a fita com peças de quebra-cabeça coloridas como sinal universal de conscientização sobre o autismo.

As diferentes cores representam a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o TEA e as cores fortes representam a esperança em relação aos tratamentos e ao acolhimento dessas pessoas pela sociedade em geral. A marca é muito utilizada para identificar locais onde pessoas com TEA são bem-vindas. A Supervisora Educacional, Maria Goretti Munhão, discursou sobre a importância da inclusão de crianças em toda rotina escolar, que traz diversos benefícios. Entre eles, destacam-se a melhora na socialização, no desenvolvimento da autoestima, no aprendizado, na autonomia e em outras áreas importantes do desenvolvimento infantil.

Nossos agradecimentos pela participação, apoio e parceria da empresa Intercement, Polícia Militar, Guarda Municipal e a presença do caminhão G7 LOG Autismo, às escolas municipais.