Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Casa do Artesão aborda cultura regional no 1º Evento Literário de Apiaí

A Casa do Artesão de Apiaí, promoveu na última terça-feira (26), o 1º Evento Literário “Vou te contar um segredo”. A ação começou por volta das 14h30 e teve como objetivo apresentar a cultura apiaiense por meio de relatos, músicas, danças e livros. Para isso, estiveram presentes personalidades do município bem como historiadores.

O evento começou com uma apresentação das alunas da Casa do Amigo Ideal, com a tradicional dança do barro que conta o processo de confecção das peças feitas pelas artesãs. Após a apresentação, o Prof.º Ananias Gonçalves elaborou uma roda de conversa com todos que estavam presentes para falar sobre a importância da leitura. Aparecido Machado também encantou o público contando diversas histórias do município e da região. Além disso, o 1º Evento Literário foi marcado pela inauguração da “Geloteca”, uma geladeira solidária que fornece livros de forma gratuita a todos os interessados. A iniciativa partiu das responsáveis pela Cooperativa Recicla Alto Vale, Suellen Rodrigues e Renata Rondon em parceria com Márcia Cristina. A ideia dessa ação é incentivar os moradores a retirar livros de forma contínua com a intenção de devolvê-lo e passa-lo adiante. A geladeira ficará exposta na frente da Casa do Artesão de segunda à sexta-feira das 08h às 18h.

O evento literário foi principalmente voltado para a vida de uma das maiores escritoras brasileiras viva, Lygia Fagundes Telles. Para eternizar a memória da ilustre escritora, alunos da Escola Antônia Baptista Calazans Luz fizeram a apresentação de teatro “Venha ver o pôr do sol” sob a direção da professora Luciana Lima. O dia também foi marcado pela presença do historiador Carlos Eduardo Souza, que contou um pouco sobre a vida e obra da escritora. Lygia Fagundes tem 96 anos e na infância morou um pequeno período em Apiaí. Em 2017, por meio da indicação do vereador Vanderlei Borges, a escritora recebeu o título de cidadã apiaiense.

O 1º Evento Literário também contou com a apresentação do grupo de Capoeira do município, além de personalidades ilustres, como do Sr. João Cristino dos Santos, também conhecido como Seu Janguito, Estela Maris e Ana Mancebo, que representou o pai Oswaldo Mancebo. Os livros dos escritores locais ficaram expostos durante o evento. Sara Barreto e Sandro Makalé encantaram o público com diversas músicas brasileiras.

Além da presença dos alunos da escola Antônia, o evento também foi marcado pelos jovens e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). De acordo com a responsável pelo evento, Márcia Cristina o objetivo da ação foi reunir todos que apreciam leitura. “Ele foi feito para reunir os que gostam de leitura e incentivar os jovens a adotar a leitura como hábito”, afirma.

A expectativa é que outros eventos literários sejam realizados no decorrer do próximo ano para dessa forma expandir o interesse pela leitura.

Assessoria de Imprensa – Malu Martins