Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

CIEM leva estudantes dos bairros Palmital de Campininha para conhecer Universidade na capital

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

CIEM leva estudantes dos bairros Palmital de Campininha para conhecer Universidade na capital

Com olhares curiosos e atentos às novidades, 22 estudantes de 11 a 16 anos que participam do programa Segundo Tempo nos bairros Palmital e Campininha, realizaram uma visita a Universidade de São Paulo promovido pelo CIEM – Centro Integrado de Estudos Multidisciplinares de Apiaí, no dia 15.

A visita ao instituto geociências foi organizada com objetivo de estimular o conhecimento das crianças sobre a geologia mostrando a importância dos recursos minerais no dia a dia. A atividade também foi um presente pelo interesse demonstrado no assunto, melhora de comportamento e desenvolvimento nas aulas de leitura que ocorrem no Centro – os freqüentadores do Segundo Tempo tem o chamado reforço escolar que neste grupo acontece com as aulas de leitura ministradas no CIEM.

Acompanharam os alunos as professoras Joice Platener e Lucinéia.A organização ficou por conta da monitora ambiental Zilma de Carvalho, responsável por atividades desenvolvidas na unidade de desenvolvimento técnico e apoio operacional da CPRM / SUREG – SP, que vem sendo espaço para iniciativas de interesse da comunidade em trabalhos de extensão social e na área de divulgação científica e cultural. Na viagem a monitora contou com sua equipe de apoio: Luciana Cristina e Edneia Rodrigues.

Saíram nas primeiras horas da quinta-feira. Durante o percurso podia-se observar que a ansiedade em conhecer a Universidade foi despertada pelo trabalho de noções básicas de geologia desenvolvidas desde o inicio do ano com o material “Geologia na Escola” elaborado pela Mineropar. A curiosidade em ver a replica do tiranossauro e outros fosseis provocava a imaginação.

O primeiro compromisso do grupo após serem recebidos por Luiz Antonio Chieregati foi um café da manhã, em seguida uma aula expositiva pelo monitor Marcio com noções sobre a geociência, placas tectônicas utilizando material audiovisual.
Após tirarem fotos próximos as réplicas e uma aula junto às diversas rochas que estavam em exposição, receberam um quite com diversas amostras para inicio de coleção e livros.

Durante o almoço, o sorriso dos jovens e seus comentários mostravam que o interesse foi grande, alguns voltaram falando em serem futuros geólogos. No retorno a parada básica para o café e guloseimas concluiu o passeio que possibilitou não somente ir a Universidade, viagem que para jovens do Alto Vale nem sempre é possível ou a cidade de São Paulo, mas, a amostra de que existem diversas perspectivas para a vida e os estudos são portas para tanto, também a integração entre os freqüentadores do Segundo Tempo.

A articulação da viagem envolveu a parceria com o Centro de Referencia de Assistência Social, CRAS, que atende a região de Capininha e Palmital, com apoio na alimentação e transporte. Representando o Centro de Referência na viagem, a psicóloga Iris, auxiliar administrativa Cristiane, guardas mirins Bárbara e Jodeni. A coordenadora do CRAS, Fabiana Sarti, comentou: “… para as crianças foi muito bom, mostrou coisas diferentes, não ficou somente na teoria, isso estimula a busca do conhecimento…”.

O responsável pelo CIEM, Luiz Antonio Chieregati, em entrevista a Radio Cidade sobre o trabalho comentou: “…é muito importante dar oportunidade ao jovem para ele conhecer aquilo que a gente fala no CIEM, vamos despertar o interesse dos jovens para a geologia….”. Zilma, funcionaria do CIEM: “… Desde o começo do ano estamos trabalhando a importância dos recursos minerais e eles puderam ampliar o conhecimento..”

As promoções do CIEM para este ano continua: a próxima será um planetário.