CODIVAR – ITAÚ SOCIAL – OFICINA MUNICIPAL

1º Encontro Formativo por Polo – Polo Apiaí – 2024 O Programa Melhoria da Educação é uma iniciativa do Itaú Social e tem como propósito fortalecer as Secretarias Municipais na coordenação técnica e execução do Programa no Consorcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar). E a proposta para a edição 2021-2024 no território é a implementação da Tecnologia Educacional “ Acompanhamento das Aprendizagens”, que busca desenvolver ações de acompanhamento das aprendizagens dos estudantes, subsidiando o sucesso na obtenção dos resultados, ou seja que os estudantes aprendam o que é esperado para a série que cursam. O primeiro encontro do Polo Apiaí/2024 (Ribeira, Itapirapuã Paulista, Barra do Chapéu, Itaóca, Iporanga, Ribeirão Grande), aconteceu no dia 17 de abril de 2024, em nosso município. A Secretária Municipal de Educação Interina de Apiaí, Maria Goretti de Andrade Munhão, juntamente com sua equipe (Juliane de Andrade Fortes, Adriana Santana Zrenner e Rozine Oliveira Rosa) recebeu as Assessoras Pedagógicas do Programa Melhoria da Educação, Fátima Aparecida Antonio, Mônica Ulson Brandão Teixeira e a Coordenadora de Projetos da Equipe Técnica da Oficina Municipal, Raphaella Burti. No encontro foram estabelecidas iniciativas para incentivar que se estabeleça uma relação de confiança e autonomia entre os municípios, com a cultura de cooperação; o planejamento e compartilhamento de práticas e iniciativas, contribuindo para a perenidade e continuidade das ações de implementação da tecnologia de acompanhamento das aprendizagens. O Programa Melhoria da Educação oferece um importante auxílio na implementação de processos de ensino e aprendizagem. E ferramentas e modelos de sistematização de dados, com foco no acompanhamento para garantia dos direitos de aprendizagem dos estudantes. Agradecimentos à Dirigente Regional de Ensino de Apiaí, Maria Gonçalves da Luz Souza, por ter cedido e espaço para a realização da formação e a todos os integrantes dos municípios presentes.