Corporação Musical “Maestro Custódio Possidônio Martins” realizou ensaio no Alto da Tenda

Em junho deste ano o maestro Henrique Ezequiel da Silva visando ampliar o conhecimento cultural das crianças e adolescentes por meio da música lançou o projeto Banda vai às Escolas. São cerca de 60 minutos de ensaio da Corporação Musical “Maestro Custódio Possidônio Martins”. Quinta-feira (5/11) foi utilizado o espaço da Escola Honorina de Albuquerque.

Alunos, professores, funcionários e diretoria da unidade escolar municipal, moradores do bairro Alto da Tenda e adjacências compareceram para prestigiar o trabalho que vem sendo desenvolvido. “Esse projeto é muito importante porque ajuda a fortalecer a cultura e democratiza o acesso à arte. É um instrumento fundamental para garantir a preservação das raízes culturais”, avalia Elisete Mendes de Almeida, diretora da escola.

“O projeto é uma ferramenta de cidadania, de inclusão social e cultural através da música. Nós saímos do espaço que normalmente utilizados e vamos realizar nosso ensaio na escola. Queremos chegar a todas as unidades do município”, comenta o maestro Henrique.

Na opinião de Juarez Ramos, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Tenda, “o contato com a música expande o universo cultural das pessoas e ajuda no seu desenvolvimento social”.

A Corporação Musical “Maestro Custódio Possidônio Martins” é dotada de instrumentos de sopro, percussão e corda, formada de músicos jovens e alguns mais experientes. Ela tem presença marcante nos principais eventos do município e cidades da região. Passou por momentos difíceis, atravessou muitos obstáculos, mas com apoio da atual administração vem agradando a população com sua musicalidade e já faz parte da história de Apiaí e todo o Vale do Ribeira.

O local para o próximo ensaio ainda não está definido, mas se pretende realizar sempre às quintas-feiras.