Curso GVBS PETAR ? Imobilização e Transporte de Vítima

Curso GVBS PETAR ? Imobilização e Transporte de Vítima

Nos dias 23, 24 e 25 de novembro, aconteceu no Núcleo Santana ? PETAR o Curso do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento PETAR com o Corpo de Bombeiros sobre Imobilização e Transporte de Vítima.

No dia 23 (sexta-feira), os 115 voluntários foram divididos em 3 grupos para a demonstração e treinamento de Imobilização e Transporte de Vítima na quadra do Bairro Serra de Iporanga. No dia 24 (sábado), os voluntários passaram por um simulado nas cavernas Água Suja e Morro Preto fazendo a imobilização e o transporte da vítima em todo o percurso. Na caverna Água Suja os grupos fizeram a imobilização da vítima na cachoeira da caverna e transportaram a vítima até a saída. Em seguida foram até a caverna Morro Preto para assistir a demonstração de um transporte de vítima em tirolesa (transporte de maca através de uma corda em local de abismo) e depois foram à um dos locais mais difíceis desta caverna (próximo ao ?aborto?) para fazer a imobilização e transporte da vítima, sendo o local de difícil acesso e com várias passagens estreitas (quebra-corpo). No dia 25 (domingo) o treinamento foi realizado no Rio Betary com simulação de transporte de vítima em duck (barco inflável). No fechamento do módulo o Tenente Renó fez uso da palavra e em seguida todos participaram da Oração do Corpo de Bombeiros.

Aproveitamos para agradecer aos Bombeiros Cp. Zacari, Ten. Renó, Sgtº Edmilson, Sgtº César, Sgtº Dionísio, Sgtº Rossi, Cb. Elcid, Sd. Baz, Sd. Antonio Carlos, Sd. Laureano e Sd. Carneiro por ministrar o curso aos voluntários do GVBS PETAR, e também agradecemos às pousadas do Bairro Serra de Iporanga por ceder hospedagem aos voluntários.