DIA DO BEM FAZER EM APIAÍ: COMUNIDADE SE UNE PARA CRIAR ESPAÇOS BRINCANTES

No dia 02 de setembro de 2023, Apiaí viu a conclusão de mais uma edição do “Dia do Bem Fazer”, um evento tradicional que já faz parte da história da cidade. Durante todo o mês de agosto, a comunidade se reuniu para discutir e desenvolver ações que transformassem espaços públicos em áreas dedicadas ao brincar. O principal objetivo desta iniciativa era criar um senso de pertencimento e responsabilidade social entre os cidadãos.

O “Dia do Bem Fazer” é uma tradição no calendário de voluntariado da InterCement Brasil desde 2009. Seu objetivo é mobilizar e engajar as pessoas em ações cidadãs que beneficiam as comunidades, tornando-se uma fonte de inspiração para outras instituições e municípios.

A Prefeitura Municipal de Apiaí desempenhou um papel fundamental na realização deste evento, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Esta colaboração se baseia no Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), conforme previsto na Lei Municipal Nº 230 de 07 de outubro de 2022. A quinta ação finalística deste plano é “O direito do Brincar e do Brinquedo”, que prevê intervenções nos espaços públicos para criar ambientes que estimulem o desenvolvimento integral da criança, proporcionando segurança e os estímulos necessários.

A promoção anual desta iniciativa reúne parceiros com um objetivo comum: transformar a realidade de diversas comunidades por meio de ações solidárias e transformadoras. As ações são definidas, planejadas e realizadas pelos Comitês de Desenvolvimento Comunitário (CDCs) de cada cidade, com o apoio de parceiros significativos. Neste ano, a ação escolhida foi a criação de espaços brincantes nos bairros Palmital e Nosso Teto, além do Distrito de Araçaíba.

O prefeito Sergio, consciente da importância da primeira infância, iniciou o desenvolvimento dessas oportunidades antecipadamente, mesmo que a ação estivesse prevista para ocorrer dentro de dez anos, de acordo com o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI).

“O foco na primeira infância é consistente com a relevância de que os seis primeiros anos de vida não têm no conjunto da vida humana. A ambivalência da infância – presente e futuro – exige que cuidemos dela agora pelo valor da vida presente, e simultaneamente, manteremos o olhar na perspectiva do seu desenvolvimento rumo à planificação do seu projeto de existência.” (Plano Nacional pela Primeira Infância)

A proposta foi apresentada pela Secretaria da Educação ao Comitê de Desenvolvimento Comunitário da InterCement, que aprovou a ideia. O plano faz parte do Município de Apiaí, conhecido como Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), e sua vigência está prevista para 10 anos. No entanto, o prefeito e seus parceiros decidiram agir antecipadamente.

Foram duas ações que ocorreram simultaneamente: a primeira, parte do PMPI e liderada pelo prefeito, e a segunda, o “Dia do Bem Fazer”. Ambas uniram esforços junto à comunidade para criar espaços que promovam a vida e o desenvolvimento saudável das crianças. Essas ações refletem o compromisso de Apiaí em construir um futuro melhor para as próximas gerações.