Donizetti preside um dos maiores consórcios da região: Consad Vale do Ribeira

Donizetti preside um dos maiores consórcios da região: Consad Vale do Ribeira

Consad é uma associação privada sem fins lucrativos, entre municípios, que vem se construindo na região do Vale do Ribeira, com a participação do poder público e da sociedade civil. Trata-se de um programa do Governo Federal, no âmbito do programa Fome Zero, executado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, por meio da Secretaria Extraordinária de Segurança Alimentar e Nutricional.

O Consad Vale do Ribeira foi fundando em 3 de junho de 2004 e já está oficializado como pessoa jurídica, com registro de CNPJ, e tem como objetivo contribuir, de forma democrática, para a articulação dos programas governamentais existentes nas três esferas de governo, bem como os programas desenvolvidos por entidades privadas, universidades, terceiro setor, que busquem atrair recursos e investimentos com a finalidade de apoiar projetos voltados à segurança alimentar, combate à pobreza, desenvolvimento territorial sustentável e projetos socioambientais, desenvolvidos na região do Vale do Ribeira.

O Consad é integrado por representações do governo do estado, das prefeituras e de organizações da sociedade civil, e compreende 25 municípios: Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itaóca, Itapirapuã Paulista, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Juquitiba, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Peruíbe, Registro, Ribeira, Ribeirão Branco, São Lourenço da Serra, Sete Barras e Tapiraí.

O Consad tem um caráter propositivo de desenvolvimento, com objetivo de gerar condições para que o dilema da fome seja combatido com ações geradoras de trabalho e renda, promovendo assim a inclusão social das comunidades atendidas.

Prefeito de Apiaí é o presidente do Consad para o biênio 2007/2008
Durante os dias 16 e 17 de agosto, representantes dos 25 municípios da região que integram o consórcio participaram das discussões, acompanharam debates e apresentações de representantes do governo federal e elegeram os integrantes da nova diretoria do Consad. O prefeito de Apiaí, Donizetti Borges Barbosa, foi eleito presidente do Consórcio, numa decisão unânime do Fórum.

Empossado, Donizetti Barbosa afirmou que não será um presidente ausente e que participará sempre das discussões. Agradeceu à confiança de todos e lembrou que a orientação e o direcionamento de diretrizes são do Fórum que discute e decide o rumo do Consórcio. ?A plenária é soberana e tem o papel de direcionar as ações do Consad. Eu como presidente irei acompanhar as decisões, fortalecer as parcerias e continuar na marcha em busca do desenvolvimento regional?, afirmou.

Projetos aprovados para a região
A Comissão de Avaliação de Projetos Socioambientais Prioritários da Agenda 21 do Vale do Ribeira concluiu o trabalho de análise das propostas encaminhadas à segunda chamada de projetos previstos no Edital nº 01/2007, lançado pelo IDESC ? Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira, através do Projeto Vale do Ribeira Sustentável, financiado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente e Ministério do Meio Ambiente.

Sete projetos da região receberão financiamento. São eles:
01. Projeto de Implantação de Fossa Séptica Biodigestora na Comunidade do Bairro Ribeirão dos Pontes (Associação dos Produtores Orgânicos Autosustentáveis do Bairro Ribeirão dos Pontes) ? Apiaí

02. Educação Ambiental na Região do Alto Vale do Ribeira, junto às Escolas e Integração Regional no Desenvolvimento do Ecoturismo (Associação Serrana Ambientalista) – Iporanga

03. Fortalecimento da cadeia produtiva de mel do baixo Vale do Ribeira (Associação dos Apicultores do Vale do Ribeira) – Juquiá

04. Projeto de reflorestamento de áreas degradadas, com mudas de árvores nativas, e desenvolvimento de atividades socioambientais com a comunidade do Bairro Conchas (Associação dos Moradores do Bairro Conchas) – Cajati

05. Em cena… Ação! Educomunicação para construção da Agenda 21 no município de Cananéia (Instituto de Pesquisas Cananéia) – Cananéia

06. Fortalecendo o protagonismo das famílias agricultoras Quilombolas dos bairros Terra Seca e Ribeirão Grande no processo de reconhecimento de seus direitos, construção de identidade cultural e desenvolvimento sustentável da comunidade (Associação dos Remanescentes de Quilombo dos Bairros Ribeirão Grande e Terra Seca) ? Barra do Turvo

07. Populações Tradicionais Gerando Renda a partir da Recuperação Ambiental e do Aumento da Biodiversidade (Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo e Adrianópolis) ? Barra do Turvo.