Dr. Emilson pede auxílio ao secretário Alckmin para agilização de benfeitorias para a região

Solicitada pelos representantes dos 12 municípios que integram o Codersul – Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudoeste de São Paulo, por intermédio do deputado Edson Giriboni, foi realizada uma reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin. O prefeito Dr. Emilson apresentou várias reivindicações para Apiaí.

O prefeito de Itapeva, Luiz Cavani, que preside o Consórcio, fez reivindicações ao secretário Alckmin. Entre elas, apoio ao projeto de lei do deputado Edson Giriboni que estabelece aumento no repasses do ICMS para os municípios que possuem em seu território áreas de reflorestamento, ou grandes áreas verdes.

Em nome de todos os integrantes do Consórcio, Cavani também pediu que o secretário interceda na questão sobre a pavimentação da rodovia estadual SP-249, que liga os municípios de Ribeirão Branco e Apiaí. “É uma reivindicação antiga de todos os prefeitos da região e que precisa ser atendida, pois trata-se de um trecho importante de escoamento de produção e que encontra-se em péssimas condições de tráfego, trazendo prejuízos materiais e humanos para quem precisa utilizar esta importante via de ligação”, enfatizou Giriboni ao secretário Alckmin.

Ainda na área dos transportes, os prefeitos de Guapiara, Flávio de Lima; de Riversul, Marcelino José Biglia; de Capão Bonito, Julio Fernando; de Ribeirão Branco, Sandro Sala; de Barra do Chapéu, Eduardo Fillietaz e de Itaóca, Aluizio Ribas de Andrade, solicitaram ao secretário a antecipação do cronograma das obras para duplicação da rodovia SP 258 – trecho entre Capão Bonito e Itararé – além de pavimentação e recuperação das rodovias SP 275 (Riversul a Itaberá) e SP 250 (Capão Bonito a Ribeira), e da rodovia que liga Apiaí a Iporanga. Foi reforçado também o pedido de pavimentação de várias vicinais.

Saúde – Na área da saúde, Luiz Cavani solicitou ajuda de Alckmin para a implantação de novos equipamentos na Santa Casa de Misericórdia de Itapeva, além de recursos para a implantação de centros de cardiologia e oncologia na unidade. Segundo Cavani, “é fundamental para o Estado de São Paulo que o governador José Serra consiga promover a integração de nossa região com as demais através de um plano de metas e ações concretas”. O prefeito de Apiaí, Dr. Emilson Couras da Silva, também pediu agilização na solução proposta para o hospital local. Geraldo Alckmin se prontificou em falar com o secretário Estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas, para apressar o atendimento às reivindicações.

Agricultura – Na área agrícola, os prefeitos de Taquarivaí, Maria Sebastiana Prioste – a Cecé –; de Apiaí, Dr. Emilson Couras da Silva; de Guapiara, Flávio de Lima e de Buri, Cláudio Fonseca, reivindicaram a criação de programas para o fomento de atividades agrícolas, em especial a agricultura familiar, além da construção de um abatedouro de caráter regional. Os integrantes do Condersul também pediram um novo kit de máquinas para o Consórcio, além da liberação de recursos para implantação da Agroindústria em Apiaí.

Educação – Com relação à Educação, os prefeitos solicitaram ao secretário Alckmin a ampliação do número de cursos e vagas na Unesp de Itapeva, bem como do número de cursos das Escolas Técnicas (ETEC’s) de Itapeva, Capão Bonito, Apiaí e Itararé. Além disso, o vice-prefeito de Ribeirão Grande, Raul Ezequiel também pediu a possibilidade da implantação de um curso técnico no município. E o prefeito Júlio Fernando aproveitou para solicitar a ampliação do número de cursos e vagas da Fatec de Capão Bonito. Prontamente, Geraldo Alckmin telefonou para a diretora superintendente da Fundação Paula Souza, Laura Laganá, para se informar sobre o trabalho de implantação das Etecs na região e pediu agilidade no processo de assinatura de convênio com os municípios solicitantes.

Lideranças – Também participaram do encontro com o secretário de Desenvolvimento os vereadores de Itapeva, Paulo Roberto Tarzan dos Santos; de Guapiara, Jair Ferreira; os presidentes da Câmaras Municipais de Ribeirão Branco, Joaquim Almeida Barros; e de Itapeva, Paulo de La Rua; os vice-prefeitos de Buri, Silvio Pezzoni; de Bom Sucesso de Itararé, Paulo Cesar da Cruz, o presidente do PSDB de Apiaí, Nilson Antonio de Oliveira e o diretor de fiscalização do Consórcio Intermunicipal do Vale do Ribeira, Cléuvio Camargo. O deputado federal Antônio Carlos Pannunzio participou do encontro.

Após a reunião com o Secretário Alckmin, todos os presentes foram recebidos pelo Chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira Filho, no Palácio dos Bandeirantes, onde expuseram as reivindicações do Condersul, especialmente a pavimentação da SP-240 (Apiaí a Ribeirão Branco), a recuperação da SP-250, apoio ao Projeto de Lei 451 do deputado Edson Giriboni, sobre maior repasse do ICMS, além dos kits de máquinas para o Condersul.

O deputado Edson Giriboni mostrou-se satisfeito com as duas reuniões. “Foram encontros muito produtivos e que, com certeza, trarão frutos importantes para a nossa região”, explicou o parlamentar, agradecendo a gentileza com que o grupo foi atendido tanto pelo secretário Alckmin quanto por Aloysio Nunes.